Feminino de… e mulher de…

Um texto do apóstolo Paulo enumera a hierarquia da igreja cristã, e, por duas vezes, ele faz menção a isso. Veremos isso adiante.

O apóstolo foi o agente usado por Deus para lançar o fundamento do Cristiano moderno ou atual, assim como Moisés o foi do sacerdócio levítico e sacerdotal. Embora que este não tenha sido sacerdote, diferentemente de Paulo que foi um apóstolo.

Disse Paulo: "Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele. Mas veja cada um como edifica sobre ele. 14 Se a obra que alguém edificou sobre ele permanecer, esse receberá galardão. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá perda; o tal será salvo, todavia como pelo fogo. 1 Coríntios 3:10.

"E, havendo-lhes por comum consentimento eleito presbíteros em cada igreja com oração e jejuns, encomendaram-nos ao Senhor, em quem haviam crido." Atos dos Apóstolos 14:23.

"Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem o que ainda resta e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei: 6 aquele que for irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução, nem são desobedientes. 7 É necessário que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro de Deus, não soberbo nem irascível, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância. 8 Deve ser hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, temperante. 9 Deve reter firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar na sã doutrina como para convencer os contradizentes." Tito 1:5.

Então é preciso buscar fundamento no que Paulo escreveu e manifestou para a organização da igreja contemporânea, e não querer se estribar no seu próprio pensamento e em textos subjetivos, que não dizem o que pretendem que diga.

Diz ele: "A uns pôs Deus na igreja, primeiro apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro lugar mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29 São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? São todos operadores de milagres? 30 Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?"

1 Coríntios 12:28.

Assim, conforme o texto de Paulo, quem estabeleceu a hierarquia da igreja e na igreja foi o próprio Deus.

Mas não é de hoje que os homens se impõem como alguma coisa, fazendo e estabelecendo conceitos com argumentos preconceituosos.

Desse modo, ou como religiões pagãs fizeram ao estabelecer sacerdotisas em seu serviço, fazem hoje estabelecendo o ofício de pastora.

É bem verdade que feminino de sacerdote é sacerdotisa; de profeta é profetisa; de pastor é pastora. Mas, esta receber encargo de agir nessa função como se pastor fosse? Quando se viu alguma mulher ser sacerdotisa na antiga dispensação da graça? Ou quando Jesus colocou alguma mulher como cabeça na Sua igreja na organização dela quando Ele aqui esteve? Se isso fosse sua intenção, é possível que a sua genitora pudesse ter sido uma.

As mulheres podem ser "mestras do bem", ou seja, versadas nas leis de Deus. Mas pastora, pelo fato de ser esposa de um pastor? Seria como a esposa de um general ou coronel ser o seu equivalente pelo fato de ser esposas de tais.

Hoje até mulheres que não se ajustaram às doutrinas de organização religiosa na qual pertenceram, se estabeleceram como "pastoras", trazendo escândalo para o seguimento cristão religioso.

Então, cuidado. "E, se alguém sobre este fundamento levantar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 a obra de cada um se manifestará, porque o dia a demonstrará. Pelo fogo será revelada, e o fogo provará qual seja a obra de cada um." I Co. 3:12 e 13.

Portanto, "Pois ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo." V. 11.

Guarulhos-Sp, 15/06/2022

Oli Prestes

Missionário