O caminho estreito do negar a si mesmo em prol de vidas.
E Ele lhes exortou: “Esforçai-vos por adentrar pela porta estreita, pois eu vos asseguro que muitas pessoas procurarão entrar e não conseguirão. (Luc 13:24). Este versículo faz parte de um indagação que foi feita a Jesus sobre a quantidade dos que entrariam no reino de Deus. Este versículo é ligado passagem que está a de (Mat 7:13-14,21).
Aqui vemos algo interessante que afirma que a exegese sempre é o melhor caminho para analisar e para estudarmos a Bíblia, pois quem usa a bíblia como um oraculo erra. E quem usa versículos separado do seu contexto para afirmar um pensamento ou uma opinião erra também.
Mas sigamos em frente no estudo, no versículo vinte e seis vemos que a defesa daqueles que falavam com Jesus era: “Comíamos e bebíamos na tua presença, e ensinava em nossas ruas.” Há alguns que pensam que serem membros de uma denominação basta. E as vezes em sua cega soberbia pensam serem melhores do que aqueles que estão no mundo comum.
Mas a pessoa que vive em uma atmosfera de crentes, nem sempre pensa ou age como um verdadeiro Cristão. Pois em seu interior ainda nutre pensamentos classistas e materialistas. E esquece que Jesus nos mostrou que a vida que não contribui para o bem-estar de outras vidas esta morta em si mesma, (Mat 21:19).
Jesus ainda ensina que a entrada no Reino não pode ser nunca automática, e que é o resultado de uma luta contra o si mesmo. "Continuem lutando para entrar", disse Jesus. A palavra traduzida para “esforçai-vos” agonizomai (αγωνιζομαι) traz o significado de: esforçar-se com zelo extremo, empenhar-se em obter algo. O esforço para entrar deve ser tão intenso que possa ser descrito como uma batalha da alma e o espírito contra o ego egoísta.
É fácil pensar que uma vez que somos membros da Igreja chegamos ao final do caminho, que depois podemos, por assim dizer, nos sentar e se assossegar. Isso é um ledo engano, ser Cristão é sempre seguir em frente pois se estagnamos voltamos para trás. O caminho Cristão não é como um atalho da montanha para aquele que sobe, e sim a força para subi-la passo a passo.
E por fim, ser Cristão é transformar-se a cada passo a imagem e semelhança de Cristo. Servindo ao próximo como Ele serviu; dando vida as vidas como, Ele deu; amando como Ele amou; perdoando como ele perdoou e mandou perdoar. E se alguém tiver dúvida leia (Mat 25:31-46). Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).