A VOLTA LITERAL DE JESUS

Uma visão realista do maior evento do universo, que ocorrerá no momento estabelecido por Deus, na “plenitude dos tempos”.

Justificativa

Este artigo não visa marcar a data exata para a volta literal do Senhor Jesus. Apenas colocar a minha posição como teólogo na visão lógica, deste que será o último ato de Deus, que porá fim à história do planeta como ele o é hoje.

A marcação de datas se mostrou um ponto de discórdia e uma questão polêmica desde 22/23 de outubro de 1844, quando Guilherme Miller o fez, marcando a volta literal de Jesus para aquela data.

Agora há um movimento pregando que no batismo de Jesus a terra completou 4 mil anos, portanto, como Jesus foi batizado no ano 27 d.C., no ano de 2027 a terra então chega aos 6 mil anos, Jesus voltará literalmente nesse ano ou seja, daqui a 5 anos, dizem eles.

Objetivo

Alertar os pregadores de maneira geral, que ao pregar sobre a volta de Jesus, tomem cuidado em não colocar o evento literal da volta de Jesus como algo que ocorrerá com brevidade, “as coisas reveladas são para nós, as encobertas são para Deus”. Os mistérios de Deus são insondáveis.

A presença de Jesus na terra

Jesus sempre esteve presente na terra com os seres humanos. Desde que pecaram, Adão e Eva e foram expulsos do jardim do éden, nunca foram abandonados, nem por Deus, o pai, nem por Deus, o filho e nem por Deus, o Espírito Santo.

Vemos Deus salvando as pessoas, com a arca de Noé, com o povo ao sair do Egito, na coluna de fogo à noite e na nuvem de dia, cobrindo-os do sol causticante do deserto.

O Espirito Santo aparece em forma de línguas de fogo, no pentecostes e de pomba no batismo do próprio Cristo.

As evidências destas afirmações nós encontramos por todo o relato bíblico. Sempre que a bíblia relata a presença do “Anjo do Senhor” está se referindo ao próprio Jesus, presente na vida do ser humano.

Deus jamais criaria um planeta tão belo como o nosso, com belíssimas criaturas incluindo os homens, pra depois abandonar à própria sorte, se autoconsumir e desaparecer do universo, isso é ideia de quem não tem um cérebro perfeito ou já o perdeu na tentativa de procurar explicação para o inexplicável, decifrar mistérios insondáveis da existência humana ou do próprio universo, todos que tentam perdem-se em teorias especulativas, vazias e sem nexo, de ciências que querem decifrar o indecifrável, mentes doentias inconformadas com a limitação do pensamento humano.

O alvo do mal é se colocar no lugar do bem, se dizendo ser o próprio bem e infelizmente assim engana a muitos! Como disse o Dr. Martin Luther King “Sonho com o dia em que o bem derrotado, vencerá o mal triunfante”. Verdade é que de tanto o mal prevalecer, se colocar nessa posição de bem, dá a impressão de que realmente já venceu. Mas, não se engane, não é verdade, apenas parece!

Não vamos esquecer que satanás se transforma em anjo de luz, como o era originalmente, lúcifer, para “enganar, se possível, os próprios escolhidos do Senhor”. Ele fará até uma encenação da volta de Jesus literal, se dizendo ser o Cristo. Os que não prestarem atenção nas escrituras, os desavisados, cairão nessa cilada e se perderão.

A volta de Jesus

No credo católico está escrito que “Jesus está assentado à direita do Deus pai todo poderoso, de onde virá, segunda vez, para julgar os vivos e os mortos”.

De uma maneira geral, todo o cristianismo acredita na volta de Jesus. Porque é uma verdade absoluta, uma certeza, porque está estabelecida pelo próprio Deus:

“Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” Atos 1:11.

Na bíblia está escrito mais de duas mil e quinhentas vezes sobre a volta de Jesus. Esse é um evento que não falhará. Mesmo o apóstolo Paulo pensou que já ocorreria no seu tempo, ele disse: “Depois disso, nós os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares”. I Tessalonicenses 4.17.

Desde criança que eu ouço os sermões sobre a volta de Jesus. O problema é que os pregadores que abordam esse tema, o colocam como literal. Eles dizem que Jesus vai voltar nessa geração. Muitos que eu conheci que pregavam nessa linha já morreram e não viram Jesus voltar como eles pregavam! Isso demonstra claramente que essa abordagem está incorreta. Outros ficaram tão impressionados com o tema que exageraram e chegaram a marcar a data da volta de Jesus, baseados em previsões e cálculos que nada tinham a ver com o plano estabelecido pelo próprio Deus, posto que nem mesmo Jesus sabia do dia e da hora exata. "Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.” Mateus 24:36. Claro que Mateus estava se referindo a Jesus como homem, depois que retornou ao céu, recebido pelo pai que aceitou seu sacrifício como remissão pelos pecados de toda a humanidade, e foi entronizado, passou a integrar novamente o próprio plano da redenção, do qual Ele sempre foi o principal. Ele é o rei da glória, o Senhor dos exércitos, comandante das hostes celestiais e angelicais de todo o universo.

Quando Jesus voltará?

Em hebreus 9:27 diz: “Aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo”.

Está aí decifrado o mistério da volta de Jesus! Jesus volta para a pessoa quando ela morre, depois disso, aguardará, dormindo, a volta literal de Jesus que selará o seu destino para a salvação ou perdição eterna. (Como disse Jesus no episódio da ressurreição de Lázaro: Lázaro, nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono”). S. João: 11:11.

Esta é a volta espiritual de Jesus, “E o pó volte à terra, de onde veio e o fôlego volte pra Deus, que o deu”. Eclesiastes 12:7.

Isto está estabelecido desde a fundação da terra: “A alma que pecar, essa morrerá”. Ezequiel 18:20pp.

A realidade básica de toda a existência humana! A pessoa pode viver 969 anos, 630, 220, 115, seja quantos anos for, mas, a certeza absoluta é a morte.

E a volta literal de Jesus?

As profecias vão se cumprindo na medida em que estão seguindo o curso, no tempo exato, propósito e espaço determinados a que elas foram estabelecidas.

Nenhuma ficará sem o seu cumprimento específico, posto que foram ditas pelo próprio Deus, que conhece o fim desde o princípio e sustenta a terra com o Seu poder.

A maldade do homem se multiplicar, guerra e rumores de guerra, pragas por toda parte, pai contra filho, filho contra pai, crueldade generalizada, o amor de muitos esfriando ao extremo, corrupção em todos os níveis, idolatria, decadência moral e espiritual, fome, degeneração sexual, valores familiares se diluindo, a fé se esvaindo e a crença desaparecendo, tudo isso são sinais do nosso tempo, nunca antes na história da humanidade havíamos sentido a vida tão fria, no entanto, ainda não é o fim!

Em Lucas 21:25-28 descreve a incrível cena: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima”.

Muitos desses fenômenos já aconteceram, sem que ao menos os homens se dessem conta de que é o cumprimento das profecias. Aconselhados por pessoas que se dizem conhecedoras das coisas da natureza, amenizam e dizem que são apenas “fenômenos naturais normais”. Acontecimentos sísmicos, deslocamentos das placas tectônicas, tsunamis previstos, el ninho, la aninha, muita chuva ou falta dela, coisas perfeitamente normais no planeta, que causam a fome na África, desertificam países inteiros, causam desgelo nos polos, mas, tá tudo bem, é normal. O que piora a situação, é que esses anencéfalos são os conselheiros das autoridades mundiais que acreditam neles e não tomam providências para amenizar um pouco a situação, até a volta de Jesus. Somos, enganadamente, a geração do “está tudo bem!”

Sobre a volta literal de Jesus

A minha avó Luiza dizia: “De mil passará, mas a dois mil não chegará!” Ela se referia a chegada da história do mundo ao ano dois mil. Era um ditado popular que circulava no século vinte. O fato é que passamos do ano dois mil e já estamos em dois mil e vinte e dois. Século 21.

A história da humanidade continua sem que Jesus tenha voltado e por quê?

É muito simples, nosso calendário ocidental está errado. Nós seguimos o calendário Gregoriano – Já usamos o romano, o Juliano e agora o Gregoriano.

O calendário gregoriano é um calendário de origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de fevereiro do ano de 1582 pela bula Inter gravíssimas em substituição ao calendário Juliano implantado pelo líder romano Júlio César em 46 a.C.

O calendário correto

O calendário correto, para a contagem do evento principal da história da humanidade, a volta literal de Jesus a este planeta é o calendário judaico que hoje está marcando no ano 5.782.

(O calendário judaico (denominado luach, em hebraico) é o tipo de calendário que o povo judeu utiliza para a contagem do tempo e comemoração de aniversários, festividades, casamentos, falecimentos, celebrações religiosas e outras solenidades. Criado há mais de 3 mil anos, o calendário judaico tem sua origem em histórias religiosas. De acordo com os hebreus, os anos passaram a ser contados a partir do que eles acreditam ser a criação de Adão – O que é verdadeiro e fiel. Esse calendário passou pelo crivo de Deus e nunca mudou, ele é crescente, desde a criação até hoje, contando os anos com exatidão).

A minha crença é MILENITA, isto significa que eu acredito no MILÊNIO. A terra completará SEIS MIL anos e o SÉTIMO MILÊNIO será no céu. Todos os que leem a bíblia e acreditam nela são como eu nessa crença.

Como eu acredito ser o calendário judaico o correto, faltam 218 anos para que o planeta complete os seis mil anos e a volta literal de Jesus a este mundo aconteça! Não que seja uma ciência exata, pode haver variação, diferença na contagem e mais, Deus pode, por graça e misericórdia para com o ser humano, abreviar a volta do Seu filho amado, amenizando o sofrimento dos santos escolhidos e vindo para salvar todo aquele que guardou os Seus mandamentos e teve a fé Nele.

Se o nosso calendário, Gregoriano, estivesse correto, isto teria acontecido no ano 2.000, ali a terra teria completado os seis mil anos, como, inclusive, muitos teólogos “especialistas” em escatologia previam.

Fiquei sabendo de um que na virada do ano de 1999 para dois mil, foi de jatinho com cinco jovens secretárias da igreja dele, esperar a volta literal de Jesus lá no monte Sinai, em Israel, gastando mais cinco milhões de reais.

O que acontece depois da assunção de Jesus ao céu com os salvos

Apocalipse 20: 1 - 10 mostra o acontecimento depois que Jesus for ao céu com os salvos: “E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.

Aqui está o relato do sétimo milênio, os justos salvos estão no céu, julgando os ímpios, reinando com Jesus.

Após o sétimo milênio dos salvos no céu com Jesus

Satanás é solto e depois vencido para sempre após o sétimo milênio dos santos no céu julgando os ímpios

Continua o relato bíblico de João no apocalipse: “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”.

E no final do sétimo milênio, a cidade santa, a nova Jerusalém desce do céu, no monte das oliveiras, em Israel. (“Naquele dia estarão os Seus pés sobre o Monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o Monte das Oliveiras será fendido pelo meio...”) Zacarias 14:4, (“Então vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra haviam passado; e o mar já não mais existia”. Vi também a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, adornada como uma linda noiva para o seu esposo amado. E ouvi uma forte voz que procedia do trono e declarava: “Eis que o tabernáculo de Deus agora está entre os homens, com os quais Ele habitará”. Eles serão o seu povo e o próprio Deus viverá com eles, e será o seu Deus). A terra foi purificada com o poder do fogo (“Ora, por intermédio da mesma Palavra, os céus e a terra que hoje existem estão também preparados para o fogo, reservados para o dia do juízo e para a total destruição dos ímpios”) II Pedro 3:7.

E tudo começa, agora, sem mais pecado ou pecadores e o mal nunca mais se levantará outra vez (“Que é o que projetais vós contra o Senhor? Ele destruirá de vez; não se levantará por duas vezes o mal”). Naum 1:9.

E os santos viverão felizes por toda a eternidade, palavra do Senhor. Louvado seja Deus para todo o sempre!

Conclusão

Mesmo sabedores que somos da necessidade de preparação para a volta de Jesus, alguns pregadores falham em dizer que “precisamos nos preparar para a volta de Jesus”, ledo engano! Absolutamente, não temos que nos preparar, isso é futuro, temos que estar preparados agora, isso é presente! Para a volta de Jesus não há futuro, não conhecemos o momento seguinte, Jesus volta no instante em que nos encontramos com a morte e cessam as nossas oportunidades, nada mais decidimos, sabemos ou pensamos.

Precisamos estar alertas para não cairmos em descrédito, ao pregar que Jesus virá literalmente em nossa geração, isso pode não acontecer, posto que há o tempo certo, determinado por Deus para esse fim específico. Nada acontecerá fora do plano e do relógio de Deus. Conheci pregadores que fizeram isso, faleceram e Jesus não veio como eles pregavam.

Uma senhora idosa de 89 anos chamou o seu líder espiritual para a sua unção e disse: O senhor pregou por todos esses anos que Jesus voltaria ainda na nossa geração... Ele vai voltar mesmo? Por causa da palavra daquele pregador, na hora derradeira, a pobre e fiel mulher, estava duvidando. Disse Deus: “Meu povo perece por falta de conhecimento”. Oséias 4:6. Não desviem pessoas do caminho da salvação, pregando tema sob o qual você não tem pleno conhecimento e antes era ignorante quanto a isso, agora sabeis o significado. Creiam agora nessa palavra que vos digo, ela é fiel e verdadeira.

Volta espiritual de Jesus – Na morte do ser humano. (Hebreus 9:28)

Volta literal de Jesus – Quando a terra completar seis mil anos.

Sétimo milênio – Será com Jesus, salvos no céu.

Fim do sétimo milênio – Destruição total do pecado – Terra renovada – descida da nova Jerusalém – Vida eterna – Deus conosco para sempre – Felicidade eterna.

Dr. Camilo Martins, Ph.I

Teólogo

Presidente da Academia Mundial de Letras da Humanidade - AMLH

16.04.2022