ALLAN KARDEC E A SOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS
Ainda nos dias atuais existe muita confusão acerca do Espiritismo, a maioria das pessoas ainda acredita que em qualquer instituição onde ocorra o fenômeno mediúnico trata-se de uma casa espírita, o que passa longe de ser verdade. Uma casa espírita legítima é aquela fundamentada nos princípios Kardecistas, ou seja, nas obras fundamentais de Allan Kardec. O primeiro Centro Espírita que se tem notícia foi a instituição fundada pelo próprio Kardec a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Deolindo Amorim, jornalista, sociólogo, publicitário, conferencista e escritor espírita de renome em um texto escrito para a Mocidade Espírita do Brasil em 1967 discorre sobre essa que foi a primeira instituição espírita do mundo. Um texto antigo porém atualíssimo para nossos dias e foi extraído do livro: Relembrando Deolindo II, Edições CELD 1994. Cujo conteúdo reproduzimos em parte:
“Teria sido a “sociedade Parisiense de Estudos Espíritas” a 1ª. Sociedade espírita do mundo? Parece que sim. É verdade que, muito antes de haver Allan Kardec fundado aquela sociedade, que lhe deu, aliás muita dor de cabeça por falta de compreensão de seus companheiros, surgiram, tanto na América do Norte como na Europa, diversas sociedades de investigações psíquicas.
Nos Estados Unidos, por exemplo, depois dos célebres fenômenos de Hydesville , em 1848, fundaram-se muitos centros de investigações. Disse um investigador imparcial que pouco depois de 1848, chegou-se a registrar, nos Estados Unidos, o espantoso total de 300 círculos ou centros de estudos e experiências mediúnicas. Não sabemos se há exagero, mas, inegavelmente, havia muitos centros de estudos psíquicos nos Estados Unidos, antes da Sociedade Espírita fundada por Allan Kardec.
Conquanto já houvesse muitas sociedades fundadas para estudar os fenômenos de Além-túmulo, tudo indica que foi a “Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas” a 1ª. Sociedade de caráter “espírita”, isto é, sociedade fundada e orientada com base na Doutrina Espírita. As sociedades fundadas anteriormente, aliás, numerosas, não tinham “caráter espírita” porque ainda não havia sido codificada a Doutrina Espírita, Eram apenas, sociedades em que se faziam sessões experimentais de mediunismo, por que havia médiuns, ou se estudavam os fenômenos extraterrenos; mas aquelas sociedades não tinham nem podiam ter orientação doutrinária, uma vez que a codificação de Allan Kardec começou em 1857, com a publicação de O Livro dos Espíritos.
Antes da Doutrina, portanto, não poderia ter havido, a rigor, o que se possa chamar sociedade “espírita”. Que é, finalmente, o que se entende por sociedade “espírita”? Por sociedade “espírita’ entende-se aquela que se orienta pela Doutrina Espírita, isto é, a doutrina codificada por Allan Kardec. Pode haver, e há, sociedades de Metapsíquica, sociedades de estudos psíquicos, sociedades de investigações psíquicas, etc., mas o qualificativo de sociedade “espírita” é inerente ao tipo de sociedade em que se estude e aceite a Doutrina Espírita.
Há sociedades, por exemplo, que se destinam a fazer experiências mediúnicas, que trabalham com médiuns, que obtêm fenômenos importantes, mas não seguem a orientação doutrinária do Espiritismo; não se inspiram, portanto, na Doutrina Espírita. Não se pode dizer que tais agremiações sejam sociedades “espíritas”, embora tenham elas por objetivo principal a experimentação mediúnica. Podem ser, quando muito, sociedade de metapsíquica.
Já se vê, afinal de contas, que a “sociedade Parisiense de Estudos Espíritas” tem de ser considerada, historicamente, a 1ª. Sociedade de caráter “espírita” do mundo, embora houvesse, antes dela diversas sociedades fundadas para estudar a fenomenologia de além-túmulo.”
Como observamos, não basta desenvolver trabalhos mediúnicos para uma instituição se apresentar como uma casa espírita, é preciso que seja orientada com base na Codificação Kardequiana encontrando nela a sua fundamentação doutrinária e um pilar sólido para apreciação das obras subsidiárias da doutrina.
Obs: A Metapsiquica foi Fundada por Charles Robert Richet, médico e prêmio Nóbel de medicina em 1913. Tem por objeto de estudo os fenômenos psíquicos ou mediúnicos e foi a precursora da parapsicologia.