O SERMÃO DO MONTE E O REINO DE DEUS
Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele,
e ele começou a ensiná-los, dizendo:
"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.
Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.
Mateus 5:1-10
Vendo as multidões Jesus subiu no monte e se assentou. Esse gesto de sentar era o gesto dos mestres. Toda a comunidade sabia que com esse gesto Jesus iria os ensinar alguma coisa. Ninguém esperava entretanto que Jesus iria expor ali, no aqui e no agora deles, o governo de Deus, oculto todas as eras, até aquele momento. O plano de governo são as diretrizes que um rece´m empossado, ao ser eleito vai trabalhar durante todo o seu tempo, ou seu governo. Entretanto, Deus nunca expôs o seu plano de governo, nem na eternidade passada, nem com os anjos, nem no Antigo Testamento, até agora. Jesus fez o papel de embaixador de Deus e naquele momento falou com todas as letras essa nova doutrina. A Doutrina do Reino de Deus.
Muita gente explicou esse texto, e vou me arriscar também.
O que significa, bem aventurados, ou abençoados, os pobres, os que choram, os humildes, os que tem fome e sede, os misericordiosos, os puros, os pacificadores, os perseguidos? Como podem ser abençoados estando nessas condições difíceis de pobreza, ou de perseguição? Bem aventurados porquê? Porque chegou o Reino de Deus e esses que estão nessas condições, no Reino, vão entrar num processo de cura, de solução, de benção, de solução dos seus problemas.
A partir do Reino os pobres deixarão de ser pobres, os que choram terão suas lágrimas secadas, os humildes serão reconhecidos e terão honra, os que tem fome e sede serão saciados, os misericordiosos, puros, pacificadores, esses que tem bom coração serão honrados e reconhecidos, os perseguidos serão ajudados por Deus contra seus perseguidores.
O Reio chegou. Um processo de cura se faz. É um novo começo. Chegou um novo tempo. Alegre-se, você cidadão do Reino, o Reino chegou.
Amém.
Fique na paz.