ESPERANÇA NÃO É FÉ – PARTE 2

Meu último texto sobre este assunto gerou um debate muito bacana com o meu amigo Pastor Adriano Moreira que no final de nosso debate definiu o seguinte e eu concordei:

.

Podemos dizer que fé não é esperança;

Que sem fé não há esperança confiante;

Que sem fé há expectativa.

.

Diante de sua afirmativa e total concordância de minha parte perguntei: “Não consegui passar esta ideia?”.

Logo o mesmo me respondeu: “Ficou parecendo que esperança é só expectativa e não confiança e certeza do que vai acontecer amanhã”.

Então, nossa afirmativa continua firme: Esperança não é Fé. Contudo, sem Fé não há esperança confiante? Não. por quê? Como dissemos no texto anterior, II Pd 1:5-7 diz: “...acrescentai a vossa fé virtude; e à virtude, conhecimento; E ao conhecimento, domínio próprio; e ao domínio próprio, paciência; e à paciência, devoção divina; E à devoção divina, amor fraternal; e ao amor fraternal, amor”.

Se devemos acrescentar a nossa Fé estes itens, não poderíamos acrescentar a esperança, a confiança? Sim, no momento que fazemos garantimos um outro resultado. Qual? esperança + confiança = esperança confiante, que sozinha não passa de uma expectativa, mas somada a Fé muda tudo.

Como assim?

Entenda, a FÉ só faz sentido porque Deus é digno de confiança. Quando cremos em Deus com base na sua palavra a esperança sozinha pode dizer acabou, mais se ela estiver somada a confiança em Deus ela te fará dizer: Já pode ter passado do tempo, mas se me foi prometido por Deus, acontecerá.

Consegue ver que a esperança confiante não morre?

Por quê?

Ela se liga a FÉ, a certeza das coisas que não se veem, no invisível, ela olha apenas para o que Deus fala.

Jonh Stott certa vez disse: “A FÉ de Abraão estava ancorada em dois atributos divinos: Seu PODER e a sua FIDELIDADE”.

Fidelidade a quê? A confiança e a certeza.

Por quê? Abraão não tinha a sua FÉ estribada em coisas e nem no tempo, como a esperança sozinha faz, gerando expectativa para no final te deixar frustrado. Inteligente e cheio de confiança e certeza ele estriba a sua FÉ no PODER de Deus.

Warren Wiersbe, disse: “Quando Abraão reconheceu que estava “morto” que o poder de Deus operou em seu corpo”. Neste momento Abraão simplesmente creu que o Deus que ressuscita os mortos e traz à existência as coisas que não existem não faltará com a sua promessa.

Um segredo, só a FÉ é capaz de rir da esperança, porque esta não caminha com a impossibilidade. No entanto, quando há ESPERANÇA + CONFIANÇA, o resultado é a credibilidade da palavra de Deus que olha para o Deus FIEL que cumpre todas as suas promessas.

.

William Paixão

“Minhas Palavras, meu púlpito”

(21) 96592.5216

YouTube.com/c/casaissaudaveis