DOENÇAS CÁRMICAS
No momento do desencarne o Espírito retorna ao plano espiritual, nesse instante, o ser desencarnado sofre os efeitos da Lei de Ação e Reação. Indo para um ambiente feliz ou infeliz de acordo com as suas ações e sentimentos, seu corpo espiritual (Perispírito) irá refletir então o seu mundo mental, plasmando em volta de si uma psicosfera de harmonia ou desequilíbrio. É assim que, para o suicida o sangue da bala ainda continua a fluir e o homicida continua atormentado pela consciência.
O Perispírito é capaz de fixar e conservar os registros de todos os acontecimentos da existência do ser.
Assim, as ocorrências agradáveis ou desagradáveis em que o espírito participou durante sua existência física, além de estarem registradas em sua consciência, permanecem fixas no seu corpo espiritual.
Na ocasião da reencarnação o perispírito age como um modelador biológico, ligando-se às células físicas que já começam a multiplicar-se (essa ligação é feita por meio do fluido vital) transmitindo informações e influindo em sua genética, originando nesse processo enfermidades de nascença ou pré-disposições futuras a determinadas doenças degenerativas ou não.
Assim, reparamos que o resgate dos erros do passado é obra exclusiva do Espírito, do mesmo modo, que foi produto do seu livre arbítrio praticá-los. Deus não castiga! No entanto, criou recursos como a Lei de ação e reação para dar a cada um segundo as suas obras.
Entretanto, esses mecanismos não são absolutos, as atitudes mentais com vistas à reforma interior podem modificá-los, reorganizando o mundo celular pelo surgimento de novas diretrizes. Através do amor ao próximo, da fé e da perseverança, podemos transformar o nosso hoje. Nada é absoluto só a misericórdia de Deus, que é infinita.
Fontes consultadas: Dias Gloriosos – Joana de Angelis/Divaldo P. Franco;
Doenças Cura e Saúde à Luz do Espiritismo – Geziel Andrade.