Conversão e Mudança - Para Viver o Evangelho Verdadeiramente
“Você sabe muito bem que ele é bom e que quer fazer com que você mude de vida.” (Romanos 2.4, NTLH)
A conversão é um giro de 180 graus na vida de uma pessoa. É virar completamente a vida de alguém do pecado para Cristo e para a salvação. Da adoração de ídolos para a adoração de Deus. Da auto justificação para a justificação de Cristo. Do governo do ego para o governo de Deus.
A conversão é o que acontece quando Deus desperta aqueles que estão espiritualmente mortos e os capacita a se arrependerem de seus pecados e a terem fé em Cristo.
• Quando Jesus nos chama para nos arrependermos e crermos, ele está nos chamando à conversão. É uma mudança radical naquilo que cremos e fazemos (Mc 1.15).
• Quando Jesus nos chama para tomarmos a nossa cruz e o seguirmos, ele está nos chamando à conversão (Lc 9.23).
• Para que nos arrependamos, é necessário que Deus nos dê nova vida, novo coração e fé (Ef 2.1; Rm 6.17; Cl 2.13; Ez 36.26; Ef 2.8; 2Tm 2.25).
A conversão não é e não pode ser entendida como um evento pontual sem qualquer implicação na maneira como nós vivemos. A conversão de fato acontece em um momento, e é um momento de mudança radical. A vida deveria parecer diferente dali por diante. Uma nova batalha começa.
Pode ser entendida como uma jornada sem destino. A conversão pode ser precedida de um longo processo para alguns, mas ela sempre envolve uma decisão comprometida de se arrepender do pecado e confiar em Cristo, o que é o resultado imediato da ação de Deus em dar nova vida a um pecador espiritualmente morto.
È opcional. Em Atos 17.30 afirma que Deus ordena a todos em todos os lugares que se arrependam. A conversão nunca pode ser forçada, mas é absolutamente necessária para a salvação.
Uma conversa. Embora os cristãos devessem comunicar o evangelho humildemente, o nosso alvo não é meramente uma agradável troca de informações. Nós devemos convocar todos os homens a se arrependerem de seu pecado e a confiarem em Cristo para a salvação.
Fazer uma oração repetida. A conversão certamente envolve oração, mas nós devemos ter cuidado para não tentarmos as pessoas a colocarem sua confiança em algum arranjo específico de palavras.
Diante do exposto acima, sou totalmente contrária as teorias que dizem ter se convertido, e alegam que mudar de vida não é necessário, ou não faz parte da vida cristã. Impossível posso concordar com tal pensamento.
O texto de Romanos mencionado acima, deixa muito claro que existem dois conceitos e que estes estão ali interligados visceralmente – Deus é bom e quer mudar nossa vida. Faz parte da sua bondade ou é demonstração de bondade? Não faz diferença. Quer nos mudar por causa da bondade ou é bom porque quer nossa mudança? Indefere.
São duas coisas, são dois fatos. Fato 1 = Deus é bom. Fato 2 = Ele quer mudar nossa vida.
Mudança de vida é sinônimo de evangelho, é inseparável do conceito de boas novas, de salvação e de novo nascimento. Não tem outro nome para ser colocado, a não ser mudança, alias, vejo listas enormes de recomendações acerca de mudanças. Aquele que mentia mão minta mais, o que roubava não roube mais, amem os inimigos, quem está em Cristo é nova criatura, renovai a vossa mente, transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, não vos conformeis a este mundo.
Evangelho é mudança.
Mesmo me restringindo a uma análise lógica e racional, temos que mudar de vida. Pense comigo. Ao se formar na faculdade nada muda? Se trocar de emprego ou se mudar de casa nada muda? Se alguém fizer um transplante ou for curado de uma doença séria, nada muda?
TUDO muda o tempo todo, dizem que a única constante deste mundo são as mudanças. Agora, me responda com sinceridade: como é que receber a Cristo ou conhecer o evangelho não vai mudar minha vida?
As mudanças podem ser para melhor ou para pior, mas precisam acontecer. No caso específico do evangelho as mudanças devem ser para melhor, ao menos na maioria dos aspectos. Nossa falha de caráter ou nosso pecado pode nos piorar em alguma coisa, mas a culpa não é o evangelho e sim do pecado em nós. E nem isso é desculpa para não
melhorarmos a pessoa que somos.
Mudemos para melhor, sejamos transformados por Deus em algo e alguém que Ele aprova, deseja e recomenda. Deixemos de mentir, façamos o bem, estendamos nossas orações a todos, aprendamos a perdoar, melhoremos o trato com as pessoas, sejamos empregados melhores, purifiquemos nossas conversas, escolhamos melhor o que vemos e ouvimos, santifiquemos nossos relacionamentos, sejamos mais leais e mais fiéis, oremos mais, meditemos mais na Palavra de Deus, aprendamos a entregar nossos anseios ao Senhor, sejamos mais mansos e pacientes…
Viver o evangelho NÃO é um conjunto de regras, mas SE fosse, provavelmente a primeira regra seria algo assim “Ame a Deus acima de tudo” e a segunda seria “MUDE, por favor, mude para melhor”.
“Senhor, eu não quero me conformar a este mundo, mas quero mudar de vida e me tornar mais e mais semelhante a Jesus em caráter e bondade. Me ensina e me fortalece pois sozinho é impossível conseguir.“