Alerta a vida e ao nosso interior.
Assim, pois, não durmamos como os demais; mas estejamos alertas e sejamos sóbrios; pois os que dormem, adormecem de noite, e os que se embriagam, é de noite que se embebedam. (1Ts 5:6-7). Estes versículos fazem parte da passagem na qual Paulo diz algo sobre o dia do Senhor, ou seja, da segunda vinda de Jesus o Cristo.
Ele diz algo de suprema importância, ele diz para que estejamos em alerta, mas alerta a que? Ao nosso interior como estamos diante do praticar do amor, da nossa transformação interior. Quando alguém decide caminhar em Cristo e com Cristo se inicia em seu interior uma transformação para os moldes de Cristo Jesus.
Jesus nos alertou a isso ao dizer: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. (Mat 26:41). Muitos confundem este vigiar em estar atento aos acontecimentos exteriores, mas na verdade esse vigiar deve ser no que acontece em nosso interior.
Paulo ainda diz: Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor e tendo por capacete a esperança da salvação. (1Ts 5:8). Ele diz algo interessante, para que estejamos “sóbrios”, nepho (νηφω), que tem o significado de: ser sóbrio, estar calmo e sereno de espírito. Embora a palavra seja diferente há uma relação com o autocontrole uma característica do fruto do Espírito.
Assim sendo embora não saibamos a hora ou o momento no qual o Senhor virá, trabalhemos com afinco na viva santificação enquanto mudança interior. Tendo como balizamento os ensinamentos de Jesus, e buscando firmemente a sua semelhança.
E jamais esqueçamos o serviço ao próximo em amor e verdade, lembrando que no reino dos céus maior é o que serve. Aqui cabe citar uma historieta ilustrativa: Quando a rainha Maria de Orange morria seu capelão quis prepará-la com uma leitura. Ela repôs: "Não deixei este assunto para esta hora." E o velho escocês que lhe oferecia as palavras de consolo, perguntou-lhe o porquê, e ela replicou: "Já cobri minha casa quando o tempo estava bom!"
Então estejamos alerta limpando e cobrindo a nossa casa e sempre pronto a servir o próximo, para que no dia estejamos limpos e preparados para a revisão que o amor fará. E então ouviremos a viva frase: Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. (Mat 25:34).
Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).