Mais que simples ouvintes, praticantes do vivo amor que flui.
Sede praticantes da Palavra e não simplesmente ouvintes, iludindo a vós mesmos. (Tgo 1:22). Este versículo faz parte da passagem onde Tiago exorta os da época para que sejam praticantes, mais que somente ouvintes. Se faz bem lembrar que esta exortação chega até nós viva e real para que a escutemos.
Muitos de nós acha que por ser costumaz aos cultos, ou que por simplesmente ouvir a palavra são cristãos na viva forma de ser, mas isso é um ledo engano. Pois quando alguém levanta a mão e diz aceitar a Jesus, ele deve saber que não aceitou entrar simplesmente para uma religião, mas para um novo caminhar, um caminhar transformador em Cristo e com Cristo.
Jesus nos ensinou no final do sermão do monte o seguinte: Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as põem em prática será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. (Mat 7:24). Aqui Jesus deixa claro que quem pôr em prática aquilo que ele ensinou no sermão do monte é o homem sábio.
Tiago segue dizendo: Porquanto, se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante, é semelhante a um homem que contempla o próprio rosto no espelho; e, depois de admirar a si mesmo, sai e logo se esquece da sua aparência. (Tgo 1:24). Este praticar deve ir além da cara sisuda, das vestimentas e do decorar de versículos bíblicos que na maioria das vezes é usado erroneamente fora do contexto.
Ser Cristão é ser pacificador, humilde de espírito, é ser perdoador, é levar o consolo a quem precisa, é dar o pão a quem tem fome é fazer ao próximo aquilo que queremos que nos façam. Ou seja, é fazer com que o amor flua em todas as vidas de nosso planeta ou melhor do nosso universo.
Ser Cristão é ir além do “eu vou orar por você”, é sair do conforto de nossos sofás e levar a presença carinhosa em amor e verdade ao que necessitam. E mesmo que precisemos de ajuda, ajudar o próximo. Pois aquele que pensa que ser cristão é viver pra si mesmo erra e não só erra como ignora que erra.
Que cada um de nós avalie a si mesmo, e ponha em prática o amor que leva vida e aviva as vidas que nos cercam. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).