A real beleza está em ser amigo do que ter amigos.
Não existe maior amor do que este: de alguém dar a própria vida por causa dos seus amigos. (João 15:13). Neste versículo vemos Jesus fazer uma viva afirmação de uma das qualidades que temos que ter para se dizer amigo de alguém.
Jesus foi e é o verdadeiro amigo porque Ele tinha e nos ensinou as qualidades de um verdadeiro amigo. Na vida teremos milhares de conhecidos, centenas de amizades, mas amigos talvez não chegue a dezenas. Pois para sermos amigo de alguém devemos observar algumas qualidades.
1 – Fidelidade; Jesus foi e ainda é fiel, pois Ele sempre se ocupou com os nossos problemas e dificuldade. (Ler; João 16:4-15; Atos 2:1-13).
2 – Prontidão para servir; Jesus sempre esteve pronto para servir, Ele levou o seu serviço á aquele que precisava, (Ler; João 5:1-18; 13:1-20; Marcos 6:30-44).
3 – Aceitação, Ele respeitou o próximo como eles eram com suas qualidade e defeitos, e os orientou e os ajudou em sua transformação para melhor (Ler; Mar 10:35-45; João 13:36-38).
4 – Empatia, Ele foi capaz de assumir a forma humana e vencer suas fraquezas, (Filipenses 2:1-11; Mateus 4:1-11).
5 – Bondade, Jesus demonstrou a bondade que a humanidade precisa, mas não a bondade conivente e sim a bondade que corrige e ensina o bom caminho, (Ler; Lucas 7:36-50; Mateus 5:20).
6 – Perdão, Jesus sempre esteve pronto a perdoar por amor e verdade, um dos exemplo é seu agir com relação a Pedro que O negou três vezes, (Ler, Marcos 16:7-8).
7 – Amor, Mas o amor que Jesus nos mostrou vividamente vai além do amor de amigo comum que é Phileo, vai além do amor eros, que é a Paixão, vai além do amor storge, amor família. Jesus nos amou com o amor vontade, amor que perdoa, cuida, se ocupa com o bem-estar do próximo e que coloca os interesses de outrem a frente do próprio interesse.
E neste mesmo capítulo Jesus nos dá o seu mandamento: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. (João 15:12).” O interessante que para cumprir este mandamento temos que deixar de lado a vida psique, ou seja, renegar o ego egoísta cheio de eitos, preceitos e preconceitos.
E por fim tendo em vista o que foi dito acima, e aplicando os exemplos citados cabe uma viva e fina pergunta, de quem somos amigos? Até porque no que diz respeito a amigos o maior feito está em “ser” do que em ter.
Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).