Entregando a verdade do amor e o serviço do Espírito Santo.

Eu ainda tenho muitas verdades que desejo vos dizer, mas seria demais para o vosso entendimento neste momento. No entanto, quando o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos revelará tudo o que está por vir (João 16:12-13). Aqui vemos Jesus nos ensinar algo sobre a obra do Espírito Santo em nossas vidas.

Estes versículos me trás a lembrança de quando alguém disse que o Espírito Santo não tem nada a ver com o nosso caminhar em Cristo, mas como podemos ver a pessoa estava errada.

O interessante aqui é entendermos que Jesus nos ensina que cada pessoa está em um nível de aprendizado sobre o caminhar em Cristo, e que cada um aprende sobre a verdade de Deus de acordo com seu amadurecimento no agir do amor. Ou seja, existe líderes em amadurecimento, mestres em amadurecimento, obreiros em amadurecimento, membros em amadurecimento, seres humanos comuns em amadurecimento.

Mas se faz bem lembrar duas verdades:

1 – Lembrar que cada degrau que subimos no amadurecimento da verdade de Deus, nos tornamos responsáveis por entender, aqueles que estão abaixo no entendimento sobre a verdade de Deus. Ou seja, o caminhar em Cristo, não nos torna melhores quê, mas sim responsáveis pôr.

Sendo assim no caminhar em Cristo quanto mais amadurecemos mais entendemos a responsabilidade para com o próximo e o dever de honrá-los. Como podemos ver: Amai-vos dedicadamente uns aos outros com amor fraternal. Preferindo dar honra a outras pessoas, mais do que a si próprios. (Rom 12:10).

2 – Devemos respeitar a capacidade de cada um, e suas limitações, pois o conhecimento do ensinamento de Cristo é interminável. Jesus na época sabia que muitas coisas não podiam ser ditas a seus discípulos naquele momento porque não eram capazes de compreendê-las. Pois só se pode dizer a cada pessoa o que ela pode compreender.

Sendo assim todo ensino, toda revelação deve adequar-se à capacidade que cada um tem para recebê-la. Quando queremos ensinar álgebra a um menino não começamos pelo teorema dos binômios, mas sim avançamos lentamente. Não começamos com o complexo quando desejamos lhe ensinar geometria, mas sim nos aproximamos do difícil de maneira gradual. (Ler João 21:15-19).

Hoje depois de muitos anos de estudo eu compreendo que só podemos ensinar a quem quer aprender. E que o Espírito Santo prepara o terreno do entendimento de cada ser. Porque é Deus é quem possui e quem dá toda verdade. Pois a verdade não é um descobrimento dos seres humanos, e sim um dom de Deus. Uma verdade que é de Deus, e que o Espírito Santo nos entrega.

Que cada mestre, cada líder, membro religioso ou não, cada mãe, cada pai saiba entender a verdade do amor de Cristo e como entregá-la a seu próximo, sempre buscando a orientação do Espírito santo. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 02/04/2022
Código do texto: T7486424
Classificação de conteúdo: seguro