Mente, corpo e alma a serviço do amor que gera vida.

Entretanto, ninguém ao ser tentado deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Ora, Deus não pode ser tentado pelo mal, e a nenhuma pessoa tenta. Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado. (Tgo 1:13-14). Estes versículos fazem parte da passagem que discorre sobre a tentação ativa no ser humano.

O ser humano é perito em passar responsabilidade sobre o erro ou do dever para outrem. No livro de Gênesis vemos isso de forma gráfica, na passagem onde se é consumido o fruto proibido. Pois quando Deus repreendeu a Adão por seu pecado, a resposta deste foi: “A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” E quando ele repreendeu a Eva por sua ação, ela respondeu: “A serpente me enganou, e eu comi’. (Gênesis 3:12-13).

Assim sendo, na miséria egoísta do passa a passa ficou assim: Adão disse: "Não me culpe, culpe a Eva." Eva disse: "Não me culpe; culpe a serpente,” como se tristemente Deus que tudo criou fosse o culpado. Quando na realidade foi o vil desejo deles que os levou ao malfeito.

O que precisamos entender é que tudo está dentro de nós, esses dias eu ouvi alguém dizer que o diamante é valoroso por ser raro, e o ouro é valioso por ser raro, mas a bem da verdade eles só tem o valor que damos a eles. Assim é o erro ou pecado, se damos valor a algo pernicioso consequentemente provaremos dele.

O mundo é mal porque nós seres humanos somos maus. É claro que devemos deixar de lado algumas patologias. Mas geralmente o mal desejo é algo que pode ser alimentado ou ser transformado. O ser humano com a graça de Deus e a disciplina pode controlar e transformar o mau desejo, mas para que isso aconteça deverá enfrentá-lo e tratá-lo com decisão e firmeza.

Pois se deixarmos a nossa mente voar em direção dos desejos fáceis e prazerosos, com certeza a nossa alma se apagará e caminharemos no erro e para a morte eterna. A mente sempre busca o que lhe dá prazer e lhe é fácil.

Podemos comparar a mente a um asinino preguiçoso que sempre busca a facilidade dos prazeres, e nós como condutores deste asinino devemos montá-lo, e com o cabresto da sabedoria advinda de Cristo o guiarmos, e então sairemos vencedores, mas se o deixarmos solto ele nos levará para o abismo.

Aqui vale lembrar o que Jesus nos ensinou: Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca”. (Mat 26:41). Ou seja, devemos sempre estar atento ao nosso interior (Em auto-observação), para que os nossos pensamentos sigam o rumo certo; sem deixar que as nossas vistas e o nosso pensar se demore sobre aquilo que não coaduna com o amor de Cristo.

Pois o Cristão deve empregar o capital de vida que o Pai lhe deu para fazer com que a sua mente, coração, olhos, pés, lábios nariz e mãos, e até a nossa alma trabalhe para nutrir e construir uma vida em amor a Deus e ao próximo. “Eis o princípio da santificação”. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 26/03/2022
Código do texto: T7481344
Classificação de conteúdo: seguro