Escutando aprendendo e praticando o Evangelho do amor.

Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as prática será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. (Mat 7:24). Este versículo faz parte da finalização do sermão do monte, o primeiro dos cincos sermões de Jesus no Evangelho segundo Mateus.

Aqui podemos tirar alguns caros ensinamentos que Jesus nos dá. Ele exigia que os homens o ouvissem/ escutassem. A palavra do grego é, akouo (ακουω), que significa ir além de apenas ouvir mecanicamente, mas sim escutar prestar a atenção para entender diante do raciocínio.

Hoje em dia uma das maiores dificuldades que enfrentamos é que com frequência as pessoas apenas ouvem, mas não retem nada. E como consequência não sabem o que ou quem seguem, ou o que a Igreja prega. Pior ainda, têm ideias deveras erradas do que Jesus ensinou. Os preconceitos e desentendimentos seriam bem menores se escutássemos mais o próximo.

Os ensinamentos de Jesus era e é, algo prático, algo que temos que pôr em execução. O Evangelho não é um ensinamento que se põe na estante, é algo para ser vivido. O conhecimento só se torna importante e real para nós quando o traduzimos em ação. Qualquer um pode ser aprovado com distinção em uma escola apenas teorizando os ensinamentos cristão. Mas com certeza se não houver a prática viva dos ensinamentos seremos reprovados pelo nosso Mestre.

E mais se faz preciso buscar sabedoria para pôr em prática os ensinamentos de Jesus. Não basta ser shofos (experto, cheio de habilidades); não basta ser sunetos (inteligente com uma capacidade intelectual alta); é preciso ser phronimos (φρονιμος), ser prudente, alguém que tem percepção rápida e correta, que age discretamente, e sabiamente.

E uma coisa é certa que não escuta não aprende o certo e age fanaticamente e preconceituosamente. Quem não pratica é incapaz de ensinar com autoridade. E quem só tem o saber certamente se perderá quando a circunstâncias se mostrarem adversas, pois lhe falta a sabedoria para enfrentá-la.

E se nos falta sabedoria para escutar e praticar os ensinamentos podemos pedi-la ao Pai e Ele nos dará graciosa e alegremente, como podemos ver na carta/sermão de Tiago: Se algum de vós tem falta de sabedoria, roga a Deus, que a todos concede liberalmente, com grande alegria. (Tgo 1:5).

E aqui fica sabido que devemos escutar mais que ouvir, agir mais que falar e sabiamente amar muito mais que ser amado. Assim construiremos uma vida sobre a verdadeira rocha que é Cristo Jesus. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 24/03/2022
Código do texto: T7479836
Classificação de conteúdo: seguro