Em cada ser um reino de Deus, um templo do Espírito em amor e verdade.

E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. (Luc 17:20). Este versículo faz parte da passagem onde Jesus responde sobre a vinda do reino de Deus. Esta passagem está ligada ao que é anunciado no capítulo vinte quatro de Mateus. Se faz pobre discutir sobre algo baseado em um único versículo de um dos livros do novo testamento, pois apesar de vários livros o evangelho é um só.

Nos versículos 20 e 21 Jesus responde à pergunta dos fariseus a respeito de quando viria o reino de Deus. Disse que não viria com sinais visíveis. Uma das palavras do grego aqui utilizada é, parateresis (παρατηρησις), que segundo os linguistas era um termo médico que observa a seu paciente para descobrir o sintoma de uma enfermidade que suspeita.

A segunda palavra que se destaca é entos (εντος), que tem dois significados importantes; o primeiro significava que Jesus se referia a sua vinda, ou seja, que o reino de Deus está entre nós. Porque Ele era a própria encarnação do Reino, e não o reconheceram. Parafraseando o dito: "Todas as ofertas e todos os segredos de Deus estão aqui – e vocês não o aceitam."

O segundo significado coaduna com o que foi dito pelo profeta Ezequiel: E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. (Eze 36:26).

Ou seja, significa que o reino de Deus está dentro de nós. Isto é, que o reino de Deus trabalha nos corações humanos. O reino de Deus não vai produzir coisas novas, e sim gente nova. Não devemos procurar uma revolução das coisas materiais, e sim uma revolução nos corações dos seres humanos.

Os dois significados devem nos levar a pensar que jamais devemos sair por aí gritando que o fim dos tempos chegou, até porque fome sempre existiu, desastres da naturezas sempre houve, e a maldade e a ambição humana sempre causaram pestes, guerras, dores e mortes. E os últimos somente podem cessar se houver uma mudança interna nos ser humano.

Isso me faz lembrar que há um tempo um líder e teólogo me corrigiu dizendo o seguinte: “que o Espírito Santo nada tem a ver com o trabalho Cristão”. Mas quanto mais eu estudo mais eu entendo que o Espírito Santo sempre teve e terá a ver com o trabalho, e o guiar na mudança interior para que nós Cristão cheguemos ao moldes da estatura de nosso Mestre e Senhor Jesus O Cristo.

Que cada um se autoavalie para saber e entender que as coisas materiais se transformam, mas a sua essência continua a mesma. Somente nós seres humanos podemos mudar em forma e essência. E que seja uma mudança para a essência do amor que Cristo nos ensinou viva e vividamente. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 19/03/2022
Código do texto: T7476204
Classificação de conteúdo: seguro