Analfabetos, mas convictos na fé que tinham em Jesus
Quando os membros do conselho viram a coragem de Pedro e João, ficaram admirados, pois perceberam que eram homens comuns, sem instrução religiosa formal. Reconheceram também que eles haviam estado com Jesus. (Atos 4:13)
Ao contrário dos religiosos, Pedro e João eram homens "comuns e sem instrução".
No grego a palavra para sem instrução é "Agrámmatos", analfabetos, ou sem educação formal.
E "comuns", significava que eram sem qualificação profissional.
Não surpreende que os líderes religiosos estivessem admirados, aqueles homens eram analfabetos, mas convictos na fé que tinham em Jesus.
E ao lado deles estava a prova viva do poder que há no nome de Jesus, em quem eles criam.
Não havia nada que pudessem fazer, pois o homem que tinha sido curado estava ali diante deles. (Atos 4:14)
Após reunirem-se em particular, e mesmo que tivessem que admitir o milagre, eles também temeram pela expansão do evangelho.
Então os chamaram de volta e ordenaram que nunca mais falassem nem ensinassem em nome de Jesus. (Atos 4:18)
Pedro e João poderiam ter se calado e ido embora, mas, lembre-se, eles poderiam ser analfabetos, mas conheciam a verdade a respeito de Jesus, de modo que não havia razão para se calaram.
Pedro e João, porém, responderam: Os senhores acreditam que Deus quer que obedeçamos a vocês, e não a ele? Não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos! (Atos 4:19,20)
Quanta convicção, ousadia e coragem desses que eram considerados analfabetos religiosos.
Eles não hesitaram em dizer que preferiam obedecer a vontade de Deus. Eles eram testemunhas oculares dos feitos de Jesus, não podiam negar a verdade.
Os membros do conselho fizeram novas ameaças, mas, por fim, os soltaram. (Atos 4:21)
O objetivo dos religiosos era silenciar as testemunhas de Cristo e impedir que o plano desses analfabetos fosse adiante, mas eles logo saberiam que não é fácil calar aqueles que Cristo chamou e capacitou para anunciar o evangelho.
Eles haviam sido confrontamos, presos e ameaçados, contudo, não havia medo em seus corações, nem preocupação com as consequências.
"Temia tanto a Deus que nunca teve medo de enfrentar os homens"
Este foi o tributo que recebeu John Knox, um dos reformadores que viveu muitos séculos depois dos apóstolos, e que era tão convicto na fé em Jesus quanto eles.
Pedro e João simplesmente voltaram a se reunir com os demais irmãos e oraram a Deus colocando aquela situação nas mãos do Senhor, pedindo mais capacidade para continuarem anunciando a Jesus.
Agora, Senhor, olha para as ameaças deles e concede aos teus servos que anunciem a tua palavra com toda a ousadia. (Atos 4:29)
Se de alguma forma o mundo está tentando te impedir de anunciar a Jesus, olhe para o exemplo desses homens, seja ousado, mantenha-se firme, não perca a sua convicção, continue pedindo por mais sabedoria e ousadia.
... e todos ficaram cheios do Espírito Santo e pregavam corajosamente a palavra de Deus. (Atos 4:31)
Eles foram humilhados, perseguidos e maltratados por causa da fé que tinham em Jesus, se você realmente crê em Jesus, não espere que este mundo te trate diferente.