Embora o diabo veio no jardim através da serpente, e se manifestou usando este animal em sua primeira (incorporação no mundo fisico), onde ele usa outro ser para falar dos seus projetos macabros...("Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? Gênesis 3:1"),

grifos do Autor:  "aqui foi a primeira seção oculta, e o primeiro manifestação de uma possessão do diabo usando um ser para enganar a outro com palavra que parecem verdadeiras porém não passa de falsa promessas com grande consequencias.")

Toda via o Plano Divino é inauterado Deus ainda que o casal modelo para um humanidade perfeita na terra não conseguiu passar no teste de obediencia a voz do Senhor Deus, mas optou a dar ouvidos as mentiras do maligno...Desobedecendo a ordem divina, onde eles sederam as falas malignas do mal, trazendo sobre eles em primeira instancia terreveis consequencias. Está foi a ordem de Deus para o casal (Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.Gênesis 2:17)

Mas para aniquilar toda essa maldição Deus fes a promessa de salvação e solução para todo mal e suas consequencias...

Deus prometeu:

 

* Um redentor -  Gn. 3.15 - Nesta promessa deu-se inicio a aliança Edênica.

Mas suas alianças não parou aqui, para que o plano Divino deste continuidade Deus realizou novas alianças com seus escolhidos:

 

* Aliança com Noé ou Noah, ( Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
Gênesis 6:8,9 ). Aliança de livramento.

 

* Aliança com Abrão, Isaac, Jacó -   (Também eu me lembrarei da minha aliança com Jacó, e também da minha aliança com Isaque, e também da minha aliança com Abraão me lembrarei, e da terra me lembrarei. Levítico 26:42) Aliança de multiplicação,e de uma grande nação.

 

Na nova aliança patriarcal, Deus escolhe José filho de Jaco e o póvo chega ao Egito como escravo mas José se torna o vizir (governador) do Egito, e por ele a sua familia Jacó seu pai e seus irmãos e toda a sua familia no numero de 75 pessoas, chegam para viver no Egito,  e no passar dos dias o povo se multiplicou no Egito de tal forma que o Faraó (da dinastia dosIcsos) em vigencia começou a escravizar o povo por não conhecer a historia de José o governador Hebreu do Egito, assim todo povo era maltratado e perseguido, outra vez Deus se manifesta para fazer outra aliança com seu povo prometendo um libertador, embora essa promessa tenha sido feita antes do povo ser escravo ou exisitir leiamos (Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza. Gênesis 15:13,14)

Deus levanta o libertado do povo, porque o povo estava clamando por livramento (E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
Êxodo 3:7-10)    

 

* Moisés chega para libertar o povo - ( Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. Êxodo 3:10), (E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. Êxodo 5:1), (E Moisés era da idade de oitenta anos, e Arão da idade de oitenta e três anos quando falaram a Faraó.Êxodo 7:7).

Aqui começa o confrote do Deus vivo com os deuses do Egito as falsas divindades em que faraó confiava e cada uma delas foram afrontadas por Deus vejamos as pragas que Deus enviou sobre a terra do Egito e sobre cada egipicio:

  • Primeira praga: a água foi convertida em sangue. ...
  • Segunda praga: rãs. ...
  • Terceira praga: Mosquitos. ...
  • Quarta praga: Moscas. ...
  • Quinta praga: Peste nos animais. ...
  • Sexta praga: Úlceras. ...
  • Sétima praga: Chuva de pedras. ...
  • Oitava praga: Gafanhotos.
  • nona praga: Trevas.
  • Decima praga: A morte dos primogenitos.

Na decima praga  o povo foi liberado e houver grande triseza no Egito e dias de choro e angustias,

 

 

 

Servo, serve, aceita confia e se dedica ao proposito a ele designado, por isso descubra qual é o seu proposito....