Ceia do Senhor, Comunhão no corpo e sangue de Cristo

Este é o meu corpo, entregue por vocês. Façam isto em memória de mim. Este é o cálice da nova aliança, confirmada com o meu sangue, que é derramado como sacrifício por vocês. (Lucas 22:19,20)

 

Jesus disse que a nova aliança é confirmada com o seu sangue. Para entender melhor isso, precisamos começar pela antiga aliança, a Páscoa judaica e seu significado.

 

A origem da Páscoa começa no livro do Êxodo, depois que Deus prometeu redimir Seu povo (Êxodo 6:6).

 

Deus ordenou a Moisés que dissesse à Faraó, “deixe meu povo ir” (Êxodo 8:1). Mas, como a Bíblia nos conta, Deus enviou várias pragas ao Egito antes que Faraó finalmente cedesse a ordem de Deus.

 

A última e pior praga que Deus enviou foi a morte de todos os primogênitos do Egito. Nesta mesma noite, Deus instruiu os israelitas a sacrificar um cordeiro sem mancha e marcar os batentes das portas com seu sangue (Êxodo 12:21-22).

 

Então, quando o Senhor passasse por toda a terra do Egito, Ele "passaria por cima" das famílias marcadas com o sangue inocente do cordeiro.

 

Aqueles que obedeceram ao Senhor foram poupados, o Anjo da Morte "passou por cima" dos israelitas.

 

Eles foram poupados da morte e libertos por meio do sacrifício do cordeiro e de seu sangue. Esta tradição continuou por centenas de anos, e ainda é comemorado até hoje.

 

Por meio da liderança de Moisés, Deus libertou os israelitas de quatrocentos anos de escravidão. Esse dia tornou-se Páscoa. Judeus em todo o mundo celebram a Páscoa em obediência a Deus.

 

João 6:53 nos diz: “Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós.

 

Jesus se tornou nosso inocente cordeiro quando derramou seu sangue na cruz, esta é a nova aliança.

 

O pão e o vinho eram uma representação do que Jesus estava para fazer na cruz quando disse a Seus discípulos: Quem se alimenta da minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele (João 6:56)

 

A Ceia é realizada para nos lembrar por que Jesus, o Filho de Deus, veio à terra como homem. Ele veio para nos redimir, para nos salvar de nossos pecados. Ao tomar seu sangue representado no cálice e comer o pão, que representa seu corpo, confiamos em Cristo para nos salvar da morte espiritual.

 

Quando Cristo tomou seu lugar como o cordeiro inocente, a Antiga Aliança estabelecida para expiar pecados (cordeiros sem mancha) foi substituída pela Nova Aliança na cruz.

 

Quando Ele disse: "Façam isso em memória de mim", Ele indicou que esta era uma cerimônia que deveria ser continuada por todas as gerações futuras.

 

Participar da Ceia é um lembrete sagrado do que Jesus fez pelo nosso bem. Isso significa que estamos unidos como um corpo e vivendo como Cristo nos ordenou.

 

E quando chegarmos à mesa do Senhor, que possamos fazê-lo em reverência, pois entendemos o quão longe Deus foi para nos salvar por meio de seu poderoso ato de amor e graça por meio de Jesus!

 

Pois todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha. (1 Coríntios 11:26)

Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 02/03/2022
Código do texto: T7463759
Classificação de conteúdo: seguro