Resumo sobre Habacuque
O profeta, alvo desse post, é um “desconhecido”. Ninguém sabe de onde vem, se seu nome é esse...alguns até acham que ele não existiu, apenas é o título do livro. Em todo o caso, seu nome significa “alguém que abraça o seu povo num tempo de desespero”.
Considerando sua existência, vemos que de fato era um profeta muito fiel a Deus.
O pouco que temos sobre esse profeta nos faz concluir que ele amava demais Jerusalém e se preocupava com o rumo que os seus moradores davam àquela cidade.
O profeta Habacuque viveu num período de crise, sobretudo espiritual, onde o povo escolhido de Deus estava perdendo a sua identidade. Toda essa situação fez com que Habacuque questionasse ao Senhor com relação a uma aparente indiferença de Deus para com a terrível realidade de sua época.
Porém, esse questionamento não era motivado por uma incredulidade por parte do profeta, ao contrário, ele sabia da soberania de Deus sobre tudo o que estava acontecendo (Hc 3:17).
Na história do profeta Habacuque podemos aprender como ele mudou, através da oração, a profunda aflição em esperança.
O fato é que Habacuque fazia o que muitos de nós fazemos. Vivemos como queremos e quando percebemos o caos que está instalado, achamos que Deus se tornou indiferente. Por isso a pergunta: “Até quando?”
Deus responde ao profeta com uma frase que ele já deve ter dito bilhões de vezes: "Porque a visão ainda está para se cumprir no tempo determinado; ela se apressa para o fim e não falhará. Mesmo que pareça demorar, espere, porque certamente virá; não tardará.” (Hc 2.3).
Após essa resposta, Deus faz avisos ao povo de Israel que relutava em agir com indiferença ao Eterno e buscando seu próprio caminho.
Após a primeira oração do profeta e a resposta de Deus, Habacuque ora novamente pedindo ao Senhor que avivasse seu povo naquele instante, não precisaria começar tudo novamente como no dilúvio. Era ali, naquela hora.
Alguns escritores relatam que esse avivamento estava apontando para Cristo.
O fato é que Habacuque roga a Deus para que Ele venha estabelecer o Reino dele naquela tribo porque as coisas estavam desesperadoras segundo o próprio profeta.