Aleluia! E não Aleluias.

Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus, (Apo 19:1). Aqui não trataremos da parte teologicamente técnica do início do livro da revelação. Mas sim faremos o uso deste versículo para estudar algo de errado que vemos acontecer. É comum ouvirmos algumas pessoas, gritar em alto e bom tom o seguinte: Aleluias! Mas esta exclamação é errada.

É interessante, assinalar que as únicas quatro vezes que a palavra, “αλληλουια allelouia” aparece no Novo Testamento estão neste capítulo do Apocalipse. A palavra Aleluia segundo o dicionário (Ditat) significa, literalmente, “louvai ao Senhor”. E deriva de duas palavras hebraicas, hallelu (louvai) e Yahh (יה), o nome próprio do único Deus verdadeiro. Ainda que aqui no Novo Testamento lemos ela em sua forma mais conhecida: “αλληλουια allelouia”.

Mas ela também aparece em outros lugares da Bíblia em outra forma composta por duas palavras”:הלל halal e, יה Yahh” que foi traduzida em várias versões por Aleluia, por exemplo, a primeira palavra dos Salmos 106; 111; 112;113; 135; 146; 147;148, e 149. no salmo 150, em seu início vemos: Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder. (Slm 150).

Os salmos da série chamada Hallel, que significa “louvor”, (113-118),”, fazia parte das festividades judaicas, e segundo os historiadores fazia parte da educação primária de todo menino hebreu. Sendo assim ao entoarmos esta palavra devemos fazê-lo sabendo que a palavra aleluia significa louvai ao Senhor, mas se colocarmos no plural fica como se estivéssemos dizendo louvemos aos deuses. E nós Cristãos louvamos a um só Deus.

E por que temos que aprender isto? Para que ao pronunciarmos a palavra aleluia saibamos a quem realmente estamos louvando e porque estamos louvando. Louvamos somente a um único Deus! E o louvamos por quê? Porque a Ele pertence a salvação, a glória e o poder. Cada um destes três grandes atributos de Deus deve despertar no ser humano uma resposta, e estas três respostas, em seu conjunto, formam o verdadeiro louvor.

A salvação de Deus deve despertar no ser humano uma resposta de gratidão. A glória deve despertar no ser humano uma resposta de reverência. O poder, que Deus exerce sempre baseado em seu amor, deve despertar no ser humano uma resposta de confiança.

A gratidão a reverência e a confiança, são os três elementos que devem fazer parte de todo verdadeiro louvor. E por cremos em um só Deus devemos entoar aleluia e não aleluias. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 21/02/2022
Código do texto: T7457435
Classificação de conteúdo: seguro