Deus não impõe, Ele propõe

Embora Deus seja poderoso e domine sobre tudo, Ele é gentil e não se impõe como dominador. Ele espera ser aceito e amado por sua misericórdia e graça. Senão vejamos.

Deus poderia ter evitado a situação confusa na qual o ser humano está vivendo, evitando que o arquiinimigo do homem o tivesse assediado e persuadido a fazer contrário a proposta dele. Afinal, Ele disse: "Não comerás da árvore da ciência do bem e do mal; porque no dia que dela comeres, certamente morrerás". Ele disse o que poderia acontecer, mas não impediu o homem de comer do fruto proibido.

A graça de Deus nos dá acesso ao evangelho da salvação, mas não nos força a aceitá-lo.

Quando ele deu as regras para o primeiro povo constituído como seu povo, Ele disse: "Eis que te proponho a Vida e a morte, o bem e o mal; segue pois a vida e viverás". Dt. 30:15 e 19.

E Jesus disse que a vida eterna são os Seus mandamentos. João 12:50 primeira parte.

No Apocalipse Ele diz: "Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo". Ap. 3:20.

No comissionamento para divulgação do Evangelho, Ele manda anunciá-lo, dizendo que quem crer no evangelho será salvo, mas que, quem não crer será condenado. Mc. 16:15 e 16.

O reino dos céus, que não é exatamente o Reino de Deus como julgam alguns tidos como doutores, é ganho com esforço, assim como o conhecimento de Deus e o temor do Senhor é obtido cumprindo os requisitos propostos por Ele através de Salomão em Pv. 2:1-4. E também em Isaías 28:10.

Portanto, convém que aceitemos a Sua proposta e nos convençamos e convertamos, já que ninguém é salvo por predestinação. Afinal, muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.

Guarulhos-Sp, 09/02/2022.

Oli Prestes

Missionário