O temor agrada a Deus e traz honra

Mas os primeiros governadores, que foram antes de mim, oprimiram o povo e tomaram-lhe pão e vinho e, além disso, quarenta siclos de prata; ainda também os seus moços dominavam sobre o povo; porém eu assim não fiz, por causa do temor de Deus. (Neemias 5:15)

 

Aqui estou eu, lendo este versículo e pensando no que este homem diz no final, "por causa do temor de Deus", uma colocação muito oportuna não só para sua época, mas para nós hoje.

 

O que Neemias nos ensina é que o temor de Deus impede que um homem não abuse de sua autoridade e liberdade.

 

Não se deixem enganar; de Deus não se zomba. Pois o que a pessoa semear, isso também colherá. (Gálatas 6:7)

 

O estado miserável em que se encontravam os judeus era fruto de seus próprios atos de idolatria, rebeldia, imoralidades e desprezo pelas leis de Deus, resumindo, falta de temor.

 

O exemplo de Neemias é muito importante para nós, sua história nos mostra como Deus muda circunstâncias quando encontra homens tementes, e como também os honra.

 

Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus. (Neemias 1:4)

 

O que se segue é uma verdadeira atitude de quem teme ao Senhor, sua oração nos impressiona até hoje, ele tem certeza de que pessoalmente não foi rebelde contra Deus, mas como pertence ao mesmo povo, com muito temor ora ao Senhor.

 

Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que te amam e obedecem aos teus mandamentos, que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para a oração que o teu servo está fazendo diante de ti, dia e noite, em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado.

Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés.

Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo: “Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre as nações, mas, se voltarem para mim, obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, mesmo que vocês estejam espalhados pelos lugares mais distantes debaixo do céu, de lá eu os reunirei e os trarei para o lugar que escolhi para estabelecer o meu nome”.

Estes são os teus servos, o teu povo. Tu os resgataste com o teu grande poder e com o teu braço forte. Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome.

Faz com que hoje este teu servo seja bem-sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. Nessa época, eu era o copeiro do rei. (Neemias 1:5-11)

 

Como Deus ficaria indiferente ouvindo a oração de um homem temente? Mesmo que a maioria do povo o desprezasse, Ele achou em Neemias temor e obediência.

 

O temor de Neemias, fez com que Deus o levasse a Jerusalém. Ele deixou o trabalho de copeiro do rei, para se tornar um dos maiores líderes do povo de Deus, isso é parte do trabalhar do Senhor quando encontra temor em nossas vidas.

 

Cada ato de Neemias foi feito com cautela e claro com muito temor, observando atentamente suas atitudes e o mau exemplo na vida daqueles que foram líderes antes dele, este é o segredo de seu sucesso como servo e líder.

 

O temor fez e ainda faz muitas pessoas não só agradarem a Deus, como terem suas vidas honradas.

 

Medite no que diz a bíblia sobre aquele que teme a Deus:

 

O que teme a Deus é sábio.

 

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre. (Salmos 111:10)

 

O que teme a Deus é Santo.

 

Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus. (2 Coríntios 7:1)

 

O que teme a Deus é servo confiante.

 

Confiam no Senhor os que temem o SENHOR; ele é o seu amparo e o seu escudo. (Salmo 115:11)

 

O que teme a Deus é servo obediente.

 

Servos, obedeçam em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. (Colossenses 3:22)

 

O que teme a Deus é agradável a Ele.

 

Aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável. (Atos 10:35)

 

O que teme a Deus é merecedor de misericórdia.

 

A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem. (Lucas 1:50)

 

Assim como foi Neemias e muitos dos servos do Senhor, assim também sejam nossas vidas diante de Jesus, mas se você ainda tem dificuldades em conduzir sua vida desta maneira, faça como Davi, e ore.

 

Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome. (Salmo 86:11)

Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 14/02/2022
Código do texto: T7452172
Classificação de conteúdo: seguro