Muitos serão chamados, mas poucos entenderão o valor do amor. (Parte 1)

Assim, os derradeiros serão primeiros, e os primeiros, derradeiros, porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos. (Mat 20:16). Este versículo encerra uma série de ensinamentos gráficos que Jesus dá aos seus discípulos. Jesus chama atenção para aquele que estando com Ele carrega dentro de si o remorso das coisas ou pessoas que ficaram para trás.

É comum nós estarmos em um lugar com a mente em outro ou até mesmo com o desejos gritando dentro de nós. No capítulo dezenove Jesus diz a mesma frase em resposta ao jovem rico: “Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros, (Mat 19:30).” Ou seja, Jesus quer que nos dediquemos em corpo, alma e espírito na viva transformação interior para qual em amor fomos chamados.

Mas aqui temos algo mais, esta parábola que inicia no versículo um se mostra rica em sua grandiosidade de ensinamentos. No tempo em que Jesus a fez, ela pode ter parecida estranha e limitada, mas hoje em nosso tempo ela se abre em riqueza de significado. E nós estudaremos alguns deles.

Primeiramente veremos se abrir em nossa frente algo deveras interessante. Aqui se expressa uma advertência aos discípulos e a nós nos dias de hoje. Milhares de anos se foi desde a vinda do Cristo, e os que decidirem serem discípulos de Jesus o Cristo, receberá o mesmo pagamento que é a vida eterna, ou seja, a vida de Deus. Jesus via além do tempo temporário que nós humanos vemos.

Parafraseando o que Jesus disse fica assim: “Vocês receberam o grande privilégio de entrar na Igreja e para vida na manhã que banha a igreja, ou seja, viveram seu próprio começo. Mas, chegará o momento, em tempos posteriores, em que outros entrarão para fazer parte dela. Vocês não devem exigir uma honra e um lugar especiais porque foram os primeiros cristãos. Pois todos os discípulos ou discipulas, não importa o tempo que cheguem, são igualmente valiosos para o Pai."

Muitos de nós acredita que porque está em uma determinada igreja durante muito tempo ela virtualmente lhes pertence e podem ditar suas ações. E se fecham em suas panelinhas desdenhando com desconfiança os novatos. Mas na Igreja cristã, que é o corpo de Cristo cada nova célula é parte do corpo vivo e a sua contribuição é tão valiosa quanto as antigas.

como podemos ver: “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. (Luc 15:7).”

Então recebamos os novos com amor e carinho e respeito, seja em qualquer lugar em que estivermos, pois o respeito e o amor que damos ao próximo eleva a nossa alma e nos religa ao Espírito; eis a verdadeira religião enquanto religare. E fazendo isso cumprimos a regra áurea que Cristo nos ensinou: “Portanto, tudo quanto quereis que as pessoas vos façam, assim fazei-o vós também a elas, pois esta é a Lei e os Profetas. (Mat 7:12)”. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 21/01/2022
Código do texto: T7434204
Classificação de conteúdo: seguro