A dinâmica do Instagram privado é: Só tem acesso ao conteúdo quem a pessoa quiser. Isso dá noção de intimidade, mas a grande maioria conhece apenas o que ela posta.
A dinâmica do Instagram público: Você tem acesso ao conteúdo, e, se não interagir, a pessoa nunca saberá que o acessou. A menos que olhe cada pessoa que visualiza os stories.
Tendo controle ou não de quem segue, não pode garantir que há intimidade entre ela e os seguidores.
A dinâmica do relacionamento com Deus é indescritivelmente superior: Ele é "público", melhor falando, Ele é disponível. O que te priva Dele são seus pecados e falta de vontade de O conhecer.
Quando decide O seguir e interagir com Ele, quanto mais busca o conteúdo dEle em uma relação de convivência e obediência, mais Ele se revela a você.
O que você não tiver acesso será apenas pela falta de busca e de aplicar o conteúdo, ou ainda porque a sua mente não tem capacidade de compreender.
Mas, tudo bem, alguns pontos só saberemos na eternidade com Ele. Embora infelizmente alguns não vão para lá, por não crerem no conteúdo Dele.
Mais uma coisa: Na dinâmica do relacionamento com Deus, nós não apenas ganhamos por ter acesso ao conteúdo.
Precisamos abrir mão do que pensávamos fazer com esse conteúdo, que estamos recebendo, e principalmente da vida que tínhamos antes de O seguir.
A dinâmica do relacionamento com Deus, então, revela que não basta ser seguidores, precisamos ser discípulos.
Discípulo é quem abre mão do que quer, enfrenta as dificuldades de aplicar o conteúdo que recebeu, e o repassa para outros, sem nunca deixar de seguir ou lutar para seguir a vontade de quem o ensinou.
A dinâmica do Instagram está em torno do que posso ganhar ao me relacionar, mesmo que na maioria das vezes sem intimidade, com quem me passa os conteúdos.
A dinâmica do relacionamento com Deus mostra que o melhor do conteúdo Dele só vem através de intimidade, e que não se trata de ganhar.
O que eu pensava ser ganho é lixo. O que Ele tem para mim é bem melhor. Aquilo que queria ganhar, perco. Abro mão. Agora não sou mero seguidor, sou discípulo. Discípulo não ganha. Discípulo perde para ganhar.