O conhecimento do amor nos leva a verdadeira humildade.

Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; (Mat 5:39). Este versículo faz parte do sermão do monte, onde Jesus trata sobre a vingança. Em outros estudos nós já tratamos de forma genérica sobre este assunto, aqui nós trataremos sobre a humildade implícita.

Muitos de nós confundem humildade com passividade ou modéstia, mas a humildade verdadeira advém do saber de quem somos e o que somos. Jesus sempre mostrou que maior é aquele que serve, ler (Lucas 22:24-30), Ele também demonstra isso de forma prática ao lavar os pés dos discípulos (João 13:1-20). Uma pessoa passiva recebe o insulto e na maioria das vezes não sabe como retrucar, e quando o faz é com uma atitude cheia de arroubos de ira.

A humildade que Jesus nos ensinou não advém de uma baixa autoestima, pois se assim o for, num dado momento a reação virá e será destrutiva. Jesus escolheu servir seus apóstolos e nós porque Ele tinha consciência de quem era; Jesus era suficientemente confiante para assumir o papel de servidor. Com isso Ele nos ensinou que o status e o poder não tornam uma pessoa importante. O que faz uma pessoa ser importante é sua capacidade de servir os outros.

A verdadeira humildade exige um autoconhecimento e uma séria confiança no que cremos (fé). Para ser humilde você precisa primeiramente saber quem é, e então escolher servir os outros. Não se trata da falsa modéstia causada pela insegurança. Se trata de dar importância as outras vidas e pessoas sem nos considerarmos diminuídos, eis a verdadeira humildade.

Quando entendemos isso começamos a entender o que significa; “dar a outra face.” Uma pessoa pode ter uma atitude passiva por causa do medo. Mas ser humilde é ter uma atitude devido ao entendimento e ao amor. Foi isso que Jesus nos ensinou. Ele não disse se alguém te ferir na face direita, dá meia-volta e afasta-te.

Jesus nos ensinou a dar a outra face, ou seja, para tomarmos uma posição firme e tivéssemos uma atitude digna. O que ele estava transmitindo é que o amor é mais forte do que o ódio. Se as pessoas atacarem você por ódio, procure amá-las o mais forte que puder, e quando seu limite for atingido peça ao Espírito forças para amá-las além da morte. Ou seja, invés da vingança destrutiva dar a face do amor que tudo cria.

Jesus o Cristo viveu este preceito literalmente em sua vida. Ele preferiu uma vida mais curta repleta de humildade e amor do que uma existência mais longa cheia de medo e passividade. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 13/01/2022
Código do texto: T7428563
Classificação de conteúdo: seguro