Cristo o verdadeiro amalgama da Igreja.

Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. (Efes 4:14). Este versículo faz parte do ensino de como manter a unidade da Igreja.

É certo de que na Igreja sempre há aquele que é influenciável e estes necessitam de proteção. Existem também os que agem como meninos dominados pelo desejo de novidades; estão sempre à mercê da última moda; as vezes são levados pelo agito; outras vezes pela onda de pseudo milagres, ou seja, ficam fascinados por algo que lhe parece novo. Não conseguem concentrar-se no essencial da fé.

Basta uma pequena viagem pela história que veremos que as modas populares vêm e passam; mas a Igreja continua para sempre. A história nos mostra que mestres e evangelistas itinerantes surgem e desaparecem; mas a Igreja continua sua marcha. O alimento sólido do ser cristão deve-se encontrar sempre dentro da Igreja. E para isso a Igreja tem de agir como Jesus ensina sobre o bom pastor.

Em toda Igreja há alguns que precisam ser defendidos. Eis aqui o serviço da caridade pois caridade não é só dar coisas materiais, mas é também acudir os fracos em sua fé. Paulo menciona que existem pessoas que usam a ingenuidade de alguns para o benefício próprio. O termo usado kubeia (κυβεια), que literalmente significa habilidade para manipular os dados. Ou seja, de enganar e defraudar. Sempre existirão aqueles que com argumentos sagazes e engenhosos tentem seduzir o povo apartando-o da fé.

Cabe aos pastores e mestres ensinar a real missão do trabalho em Cristo. Uma das características de nossa época é que, hoje se tem muita informações na ponta dos dedos, nem sempre de qualidade, mas existe. Hoje se fala mais de religião que durante muito tempo do passado. E os cristãos, especialmente os jovens, têm que enfrentar com frequência os hábeis argumentos dos que estão em detrimento a Deus e a Igreja. É verdade que um Cristão não deve fugir do mundo comum, mas também e verdade que este tem que ser sal e luz, ou seja, influenciar e jamais ser influenciado.

Como um a Igreja pode se manter unida, sem ser influenciada pelos ismos e istas. Paulo usa ainda outra imagem. Um corpo só pode ser são, capaz e eficiente quando cada uma de suas partes se integra e coordena inteiramente; quando cada junta desempenha sua função própria em seu lugar; quando cada órgão desempenha o papel que tem adjudicado.

Ele ensina que assim é a Igreja; e a sua saúde se dá se Cristo for de fato a cabeça e se cada membro se mover sob seu controle, assim como as partes de um corpo são, se movem ao comando do cérebro. A única coisa que pode consolidar a fé do cristão e preservá-la de toda sedução, a única coisa que contribui à saúde e eficiência de toda a Igreja, é a união íntima e indissolúvel com Jesus Cristo. E cabe a cada membro, diácono, presbíteros, pastores ou qualquer membro eclesiástico agir em caridade e amor acudindo os fracos assim como Jesus o fez, eis o princípio da intimidade com Cristo.

Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 11/01/2022
Código do texto: T7427030
Classificação de conteúdo: seguro