ESPERANÇA
18 - PALAVRAS DE VIDA - (Nova fase: Irvine, C.A. - U.S.A.)
Pastor Serafim Isidoro.
ESPERANÇA
"Em esperança somos salvos".
Esperança é expectativa do que se deseja. É uma virtude as vezes dolorida, como no caso da parturiente.
Uma expectativa incerta de algo que é tão desejado. " A mulher quando está para dar a luz sente tristeza; mas ao nascer-lhe a criança se alegra por trazer mais um filho ao mundo" - disse o Mestre.
De fato, esperança é mais do que esperar.
Nem sempre esperamos pacientemente. Há uma angústia até que o motivo da esperança venha a se concretizar. Quanto a esperança da salvação eterna, Paulo diz (escreve) que a natureza geme até agora, ESPERANDO a manifestação da glória dos filhos de Deus. Sobre esta esperança, uma segurança nos é dada uma vez que foi PREVISTA e assegurada em tempos ígneos, conforme citação do PEQENO - Paulós - "Antes dos tempos dos séculos" - Tt.1.2.
Uma salvação previamente planejada fora do tempo, isto é na eternidade passada (em teologia temos eternidade passada e eternidade futura). A esperança cristã da vida eterna é tipificada como "Ancora segura que penetra além do véu" - Hb.6.19.
Uma expectativa daquilo que não vemos, porque a esperança que se vê não é esperança. Neste caso não andamos por vista, porque aquilo que os olhos não viram, nem subiu ao coração do homem, isto é o que Deus preparou para aqueles que O amam. Se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
Ao contrário, aqueles que vivem no mundo sem Deus e sem esperança TEMEM a morte, tendo-a como inimigo porque esta porá fim a sua vida presente de delícias. Os que amam o mundo, como a mulher de Ló, não querem se desgarrar do que é o aqui e agora sendo visto e apalpado como uma realidade.
Assisti a triste e dolorosa partida de uma pessoa que não possuia a bem-aventurada esperança da vida eterna. Aquela senhora dizia em desespero: "Eu não quero morrer; me ajudem por favor". Eu era apenas um garoto, mas hoje, alguns setenta e tantos anos depois, tenho ainda vivo aquele quadro na lembrança.
Há três virtudes, que denominamos "virtudes capitais", que são: Fé; Esperança; Amor. Uma tríade bem-aventurada que explica no seu todo o que é o cristianismo.
As pessoas que me lêem nem sempre comungam as minhas idéias. Mas há aquelas que, por bondade
divina consideram a mensagem como um apelo de Deus.
Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração.
Só Jesus.
__________________________________________________
O Th. Honoris Teologia, D.D., Pr. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê.
No Google peça: serafim isidoro textos.
s