O amor de Cristo nos chama para sermos a chama viva do amor que serve.

Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, queridos em Deus Pai e conservados por Jesus Cristo: a misericórdia, e a paz, e a caridade vos sejam multiplicadas (Judas 1:1-2). Estes versículos fazem parte do início da carta de Judas.

Entre outras palavras Judas diz: “Aos chamados, queridos em Deus Pai e conservados por Jesus Cristo.” Aqui estudaremos um pouco sobre este chamado. A palavra do grego usada aqui é kletos, (κλητος). Esta palavra é rica em significado sobre o que é um chamado.

O Cristãos são chamados por Deus. A palavra acima traduzida por chamar é a que se emprega em alguns contextos diferentes.

1 – É a palavra para convocar ao trabalho, para exercer um ofício ou a um dever e à responsabilidade. É a palavra que se usa para convocar uma pessoa a participar de um serviço em benefício a sua cidade, a sua comunidade, a seu país. Ou seja, o cristão é chamado a trabalhar, a cumprir, a ser responsável no serviço a Cristo.

2 – É a palavra usada para convidar a alguém para um banquete ou para uma festa ou um festival. Emprega-se para convidar alguém a celebrar e festejar uma ocasião feliz. Ou seja, o cristão é chamado a desfrutar da alegria de uma vida regida pela graça de Deus. Se faz bem entender que as tribulações e as aflições virão, mas o Cristão saberá enfrentá-las com bom animo.

4 – É a palavra com que se chama uma pessoa a um juízo. É citado perante o tribunal para que responda por si mesmo. E o cristão será chamado a comparecer perante o trono de Cristo. O cristão é a pessoa chamada a responsabilizar-se por seus atos e atitudes, e no dia do juízo Cristo avaliará o interior de cada um de nós.

5 – E nos remete ao que diz Paulo em (Romanos 1:7; 1 Coríntios 1:2). fala de ser chamados (Kletos) a ser santos, a palavra para santo é, hagios. O significado da raiz desta palavra é: “diferente.” Aqui segue alguns exemplos: O sábado é santo porque é diferente dos outros dias; e Deus é soberanamente santo porque é diferente dos seres humanos.

Então entendemos que Ser chamado a ser santo é ser chamado a ser diferente, lembremos que não é ser melhor quê, mas a ser diferente dê. É ser chamado para um trabalho em prol de outros. É ser a chama que agracia a outrem como Deus Pai nos agraciou em amor e verdade.

Viver o chamado a santidade é viver uma vida que se tem consciência do que sentimos ou fazemos deve coadunar com os ensinamentos de Cristo. Viver em santidade não é se apartar do mundo, mas sim ser luz que brilha na vida dos que precisam de luz; é ser o sal que leva sabor as vidas que perderam o sabor de viver.

O mundo tem seus próprios critérios e sua própria escala, o Cristão vive de acordo com a escala e a graduação do amor de Cristo Jesus. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 02/01/2022
Código do texto: T7420350
Classificação de conteúdo: seguro