RESPONSABILIDADE PESSOAL
12) PALAVRAS DE VIDA (Nova Fase - Irvine, C.A. - U.S.A.)
Pastor Serafim Isidoro.
RESPONSABILIDADE PESSOAL
Regando as Flores. Uma palavra aos "crentes meninos".
"Não vos pude falar como a espirituais". - I Co.3.1.
< ABIBLIAÉUMLIVROLIGAÇÃOENTREDEUSEOHOMEM >
Quarenta letras ligadas sem espaço, pontuação ou sinais vocalicos.
Assim foram escritos os ORIGINAIS manuscritos gregos - UNCIAIS - maiusculos.
A extensa frase acima demonstra a dificuldade imensa da leitura das Escrituras até os dias da prensa de Gutemberg.
No texto de Galatas cinco o ESPIRÍTO - PNEUMA nos é dito como referindo-se ao Espírito Santo e ao crente. Grafam assim no mundo todo, ao que nos parece, e nas diversas versões, porque entendem ser honra ao Espírito de Deus.
Nos MSs. entretanto, não aparece assim, ja que todas as palavras foram grafadas em caracteres maiusculos, não havendo distinção entre ESPÍRITO - Unciais maiusculos - e espírito - Cursivos (que na época não existiam). Há séculos está assim estabelecido. É comodo para a maioria porque se o Espírito Santo lutasse contra a CARNE do crente, este não precisaria se preocupar.
Entretanto, neste texto aos galatas capítulo cinco NEM UMA VEZ é citada a Pessoa do Espírito Santo.
Quando se refere a espírito, sem exessão, TODAS AS VEZES está se referindo ao espírito HUMANO. É a carne - SARCHÊS - LUTANDO contra o espírito - PNEUMA - dentro do individuo. A carne e o espírito são do crente. Temos duas naturesas opostas, em uma luta interna que durará a vida toda.
A carne, natureza carnal e pecaminosa, não morre só porque nos convertemos. Deve ser CRUCIFICADA em uma batalha interior: "Os que são de Cristo crucificaram a carne"... Então, se esta batalha precisa ser travada, é responsabilidade do crente TRABALHAR a santificação, aprimoramento do caráter. Quando examinamos as obras da carne naquele capítulo encontramos uma lista infindável de práticas que se apresentam COMUNS na vida cotidiana dos crentes.
Viver na carne e não no espírito (seu próprio espírito). Não podemos atribuir a Deus esta responsabilidade que é só nossa. O aprimoramento do carater - santificação - deve ser ensinado ao crente ja na sua conversão. Ele nasceu de novo e sendo uma nova criatura necessita de educação cristã. Ao invés, ele passa a imitar os crentes mais velhos - cujo caráter é carnal - norteando o seu proceder aos exemplos e a teologia do Velho Testamento, procurando viver um cristianismo mesclado de judaísmo, "meio pedra, meio tijolo".
A moral cristã, santificação, está acima do judaísmo: "Se a vossa justiça não exeder a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino do céu" - Mt.5.20.
O PERDĀO é peça fundamental nesta engrenagem. É grande o numero dos que não perdoam do íntimo do coração. Esta seja talvez a peça principal, PECADO, que necessita ser retificada: "Se não perdoardes as suas ofensas, também o vosso Pai Celestial não perdoará as vossas" - e, dizemos - no céu não entra pecados e nem pecadores.
Os carnais dizem: "Perdôo mas não esqueço..."
Em minha cidade natal se dizia: "Esta religião - o evangelho - é muito FINA..."
Só Jesus.
______________________________________________
O Th. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê:
No Google: serafim isidoro textos