I N V E R S Ō E S

11) PALAVRAS DE VIDA (Nova Fase - Irvine, CA. - U.S.A.)

Pastor Serafim Isidoro

I N V E R S Õ E S

..."Pedro, Tiago e João e transfigurou-se diante deles. Suas vestes ficaram resplandecentes..."

A Trindade tem um esquema de atuaçōes, tendo sido planejado através dos séculos. Em determinado catecismo se diz: "O Pai cria; o Filho redime e o Espírito Santo santifica". Jesus dissera: "Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também".

Em uma sequencia de acontecimentos que levou séculos, foi desenvolvido o grande plano de Deus, a que denominamos teologicamente BOULÊ, que engloba os grandes, principais e importantes personagens da história biblica.

Moisés apresenta-se, no monte da transfiguração, vivo e participante do dialogo que ali se travou referente a morte do Messias. O corpo de Moisés foi questionado pelo diabolos - ACUSADOR - Jd. 1.9. É um dos mistérios de Deus em Sua atuação. A lei estabelecida é que :"És pó e em pó te tornarás". O corpo de Moisés, porem, foi tornado uma exeção a esta regra.

Elias, outro personagem na transfiguração é um mistério, ja que não passou pela morte - II Rs. 2.11. Mais uma excessão de leis estabelecidas nas Escrituras.

Os discípulos que participaram do acontecimento da transfiguração eram os principais no ministério - DIAKONIA, serviço - de Deus. Sem fazer acepção de pessoas o Senhor sempre os teve como companheiros nas Suas principais atuaçōes: "Ja não vos chamarei escravos - DOULOS - mas amigos - PHILOIS".

Três colunas suportando três anos e meio de atividades as mais variadas, seja a cura de enfemos, a expulsão de demonios, o andar sobre o mar da Galiléia, a ressurreição de Lazaro.

No jardim Getesemane dormiram e depois fugiram. Era o cumprimento do previsto nas Escrituras: "Sozinho pisei o lagar" - Is.63.3. Foram amigos presentes de todas as horas.

A vida de Jesus, o Senhor, foi acompanhada de seres espirituais como anjos no Seu nascimento, na tentação no deserto, no Getsemane e no incidente do julgamento perante Poncio Pilatos (se fossem requisitados).

Surpreza para os aprendizes - MATHETAIS - foi o fato da necessidade de TROCA de posiçōes: "Se eu não for, o Espírito Santo não virá. Mas se eu for, O enviei". Desde o nascimento de Jesus o céu passou a contar com a ausencia de um dos membros da Trindade - Fp.2.6-11 . Agora seria a vez do Espírito Santo, cuja vinda a partir do Pentecoste, passou HABITAR - Jo. 14.17 nos agraciados com a chamada, confirmação e estabelecimento da salvação.

Só Jesus.

_______________________________________

O Th. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê. No Google peça: serafim isidoro textos