Quem nunca ouviu falar que Jesus foi carpinteiro e também foi filho de um? Existem apenas duas referências sobre isso na Bíblia (Mt 13:55 e Mc 6:3), mas não são poucas as vezes que isso é citado.
Muitas vezes quando ouvimos a palavra carpinteiro, a primeira impressão que temos é a fabricação de móveis, porém, esta é a ocupação de um marceneiro. Já parou para pensar na diferença dessas profissões? O marceneiro sim, trabalha com isso. Já o carpinteiro trabalha com a madeira na sua forma mais bruta. É um trabalho mais voltado para a construção civil, naval, é algo que precisa ser extremamente preciso, pois está mais relacionado a bases e fundamentos.
Outro ponto interessante é que a palavra no original grego é τέκτων, que tem um sentido muito mais amplo que “carpinteiro”. Tékton pode significar construtor, alguém que trabalha com madeira, metal ou pedras. É muito mais abrangente.
Ao analisarmos as palavras acima e percebermos que Jesus foi um construtor em sua época, entendemos perfeitamente o porquê as pessoas se maravilhavam com o fim do seu Sermão do Monte (Mt 7), onde Ele fala sobre pessoas que “constroem suas casas sobre a areia” ou sobre “a rocha”. Ele falava com autoridade, pois sabia do que estava falando. É claro que aqui, analisamos superficialmente, o Jesus homem, já que é óbvio que o Jesus Deus já sabia desde a eternidade. Jesus aprendeu um ofício enquanto homem e o usou para falar à realidade das pessoas.
Em outro momento veremos Jesus dizer “A pedra, que os edificadores rejeitaram, esta foi posta por cabeça da esquina”. Aqui, confrontando os fariseus, ele se identifica como a pedra de esquina ou pedra fundamental, a qual era usada nas construções antigas como a principal de sustentação de uma construção e os fariseus, construíam uma religião, uma nação rejeitando a parte principal e mais importante.
Jesus foi um construtor enquanto homem e continua sendo um construtor como Deus. É Ele que nos ensina onde devemos construir nossas vidas e sonhos. Ele é o construtor e a base sobre a qual se deve construir. Ele não é um simples carpinteiro, é o Construtor e A Pedra Fundamental, que sustenta toda nossa estrutura. Ele é O Senhor, O construtor e sustentador das nossas almas.