S Á B I O

9) PALAVRAS DE VIDA (Nova fase - Irvine, C.A - U.S.A)

Pastor Serafim Isidoro.

S Á B I O

"A sabedoria que vem do alto é primeiramente pura; depois pacifica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem fingimentos".

Tg. 3.17.

Sábio é aquele que sabe, o que sabe;

Diz que não sabe, o que não sabe;

E que procura saber o que precisa saber.

SOPHOS é a palavra grega provinda de Sophia: SABEDORIA.

Entre outros, há quatro tipos de sabedoria: 1) Provinda da genética. Neste particular alguns povos são mais privilegiados, destacando-se em suas atuaçōes. Haja vista os povos orientais. Outros demonstram um vazio da inteligência, não possuindo nenhum personagem destacável em seu continente ou em sua história.

2) Sabedoria produto de acurados estudos durante anos, abarcando uma gama incrível de atividades, sábios por dedicação e esforço proprio. Chegou ainda menino, vindo da Italia à nossa nação, um individuo quase genio, que se tornou afamado professor de física, informática mecanica; autor e fundador de cursos que beneficiam seus muitos e diversos alunos. - Fruto de esforço próprio e abnegada dedicação.

3) Agraciados por Deus em Dons Espirituais que se manifestam em ocasiōes propicias nas quais o individuo tem arrobos de atividades que atestam sabedoria. Eles ESTÃO sábios; não SÃO em si mesmos sábios.

4) A quarta divisão aqui proposta é negativa. Tiago, o escritor sagrado diz de uma "sabedoria humana, animal e diabólica" - Tg. 3.15. Parece, de fato ser uma sabedoria, mas não é. Neste caso as açōes e os fins demonstram os meios. - Não sejais sábios para o mal, escreveu o apóstolo Paulo.

Na nação Israel um homem destacou-se por um tipo de sabedoria. Salomão em sonho pediu a Deus que lhe desse "sabedoria para dirigir o seu povo," o que prontamente lhe foi dado: sabedoria acrescida de riquezas. Em quarenta anos foi ele o prodigio administrativo que levou Israel a possuir a maior extensão territorial geográfica de todos os tempos. No seu sonho ele ESPECIFICOU o tipo da sabedoria que desejava: "para dirigir este teu grande povo "- sabedoria para administrar.

Sem especificação ele deveria ter pedido simplesmente SABEDORIA - que engloba sabedoria espiritual acima descrita pelo autor Tiago. É comum e natural que a velhice amadureça. Velhos cristãos são sabios, amadorecidos, ponderados e tratáveis. Passaram pelas escolas da vida. Mas com Salomão deu-se o contrário. Andropausiou-se de tal maneira que as suas muitas mulheres - MIL - lhe perverteram o coração com os idolos delas e com suas religiões idólatras, ao ponto de Salomão lhes edificar templos pagãos, ofendendo assim ao Deus de seu pai Davi.

Talvez seja esta a sabedoria que Tiago escritor referiu: "Sabedoria humana, animal e diabólica" - Tg. 3.16. No capìtulo onze do primeiro livro dos Reis está colocada a etapa final da vida de Salomão.

Descartando todo o mal praticado, ele é visto com honras pelo seu povo.

Só Jesus.

__________________________________________

O Th. Honoris Teologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seu livros, apostilas e aulas do grego koinê: No Google peça: Serafim Isidoro Textos