PALAVRAS INDIZÍVEIS
PALAVRAS DE VIDA 6) NOVA FASE - IRVAINE, C.A. - U.S.A.
(Linguagem arcaica atrelada ao grego koinê; gramática e sintaxe livres; não politicamente corretas.)
Pastor Serafim Isidoro.
"... E ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir" - II Co. 12.4.
Muito se tem cogitado, no arraial teológico, se o homem a que se refere o apóstolo Paulo neste texto bíblico seria uma referência velada de si mesmo ou de outra pessoa. Não tentaremos resolver esta questão, pois nos parece secundária no escrito em apreço. Pesquizaremos de forma um pouco profunda o que se refere ao citado.
"Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visōes e revelaçōes do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos foi arrebatado até ao terceiro céu...E sei que o tal homem, se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe, foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir". - II Co. 12.1-4.
Tal indivíduo foi arrebatado, levado ao paraíso, em uma esfera espiritual paralela mas infinitamente superior a nossa dimensão. É o mundo espiritual separado da trilogia corpo espaço e massa. Na Velha Aliança o profeta Ezequiel escreveu: "...E tive visōes de Deus" - descrevendo em minúcias o mundo espiritual. - Ez. 40.
Palavras inefáveis - edição A.R.A; PALAVRAS INDIZÍVEIS - edição Almeida; ÀRRETA - grego koinê significando: "sagrado demais para ser falado - II Co. 12.14 -Léxico.
Jesus, o Senhor esquivou-se, às vezes, de mencionar fatos e coisas do mundo espiritual. À Nicodemus Ele disse: "Se tratando de coisas terrenas não me credes, como crereis se vos falar das celestiais?".
Parece haver uma linguagem nas regiōes espirituaisque é usada somente ali. - Ap. 14.3.
As inúmeras linguas e dialetos falados no mundo físico não descrevem a realidade do mundo espiritual. Nem mesmo as línguas faladas no dom variedade de línguas alcança o referido mundo espiritual. Em determinada ocasião oramos durante quatro horas consecutivas, numa imensa variedade daquelas línguas; mas estamos no mundo físico, enquanto no mundo espiritual são como que especiais.
Que não é lícito - ecson - ecsô, advérbio de lugar - de fora - Mt. 12.46. "os que estão de fora".
Quando faleceu o filho de um vizinho, em diálogo com o pai dele, fui indagado:"O Sr., teólogo, o que nos diz deste acontecimento e o que se segue a ele?"
- Não sei - respondí; ainda não morri"...
Realmente estudar sobre estas dimensões é apenas um ARRÔBO de nosso conhecimento. Em parte conhecemos, escreveu o apósto Paulo.
A realidade, porém, só o futuro revelará, quando então veremos face a face.
Só Jesus.
___________________________________________________
O Th. Honoris Teologia, D.D. serafim isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê:
No Google serafim isidoro textos.