Sinais de que estamos crescendo em fé.
Quanto mais crescerem nessas coisas, mais produtivos e úteis serão. (2 Pedro 1:8)
Como discípulo de Jesus, o apóstolo Pedro aprendeu em primeira mão como amadurecer na fé. Em suas cartas, ele nos encoraja a construir as nossas vida sobre a fé que recebemos.
Em 2 Pedro 1: 5-8, Pedro lista sete sinais de um cristão está amadurecendo. Essas qualidades vitais são construídas umas sobre as outras para nosso aperfeiçoamento.
Essas virtudes cristãs são: bondade, conhecimento, dominio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e amor.
Esses são sinais de que estamos amadurecendo e crescendo em nossa fé. Essas marcas dizem respeito às nossas atitudes e motivações como cristão.
1- Você está amadurecendo em sua fé quando mostra bondade.
Bondade é semelhante à excelência moral. Quando aprendemos a andar no caminho que Deus diz ser santo.
2- Você está amadurecendo em sua fé quando mostra conhecimento e sabedoria.
Deus abre nossos olhos para o entendimento. A Palavra ganha vida em nossos corações e mentes. A Bíblia ganha vida e aprendemos novas verdades e ganhamos novas percepções.
3- Você está amadurecendo em sua fé quando mostra Dominio próprio.
Mantenha a vida disciplinada. Vigie a sua conduta. Guarde o seu coração. E tenha cuidado com as palavras que você usa.
4- Você está amadurecendo em sua fé quando mostra perseverança.
Ore em todo tempo, se mantenha alerta e firme em sua caminhada de fé. Mesmo em meio aos desafios, desfrute de uma estreita comunhão com nosso Pai.
5- Você está amadurecendo em sua fé quando mostra piedade.
Quando você é um imitador de Jesus, suas ações mostram o que é bom, o que é certo e o que é verdade. Treine sua vida para ser um cristão piedoso.
6- Você está amadurecendo em sua fé quando mostra fraternidade.
Mostre que você realmente se preocupa com as outras pessoas. Se interesse por seus problemas e necessidades. Mostre consideração e preocupação.
7- Você está amadurecendo em sua fé quando mostra amor.
Mostre seu amor por meio de palavras e também por suas ações. Na Bíblia o amor é descrito como: paciente, gentil, que não inveja, não se vangloria, não se orgulha, não é rude, não é egoísta, não se irrita facilmente, não mantém registro de erros. O amor não se deleita com o mal, mas se alegra com a verdade. Sempre protege, sempre confia, sempre espera, sempre persevera.
Assim como a fruta amadurece à medida que cresce no galho, assim são essas qualidades na vida daquele que está na videira verdadeira.
Por isso, irmãos, trabalhem ainda mais arduamente para mostrar que, de fato, estão entre os que foram chamados. (2 Pedro 1:10)