QUEM SUBIRÁ AO MONTE DO SENHOR?
Davi inicia o salmo vinte e quatro, dizendo: Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Significa dizer que, se a terra é propriedade do Senhor, tudo que nela existe também é propriedade do Senhor, ou seja, pertence ao Senhor.
A pergunta do salmista, que está no versículo três, é: Quem habitará no monte do Senhor ou quem entrará no seu lugar santo? Para tal pergunta, existem quatro resposta ou condições que, surgiram imediatamente após a interrogação do salmista e estão no verso quatro.
Primeiro: Aquele que é limpo de mãos - Limpo de mãos, não é apenas ter as mãos lavadas com água e sabão. A limpeza exterior, não atinge o que está por dentro. Jesus disse para os escribas e fariseus, chamando-os de hipócritas: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundície. Assim também vós exteriormente, pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e iniquidade. (Mt. 23: 27-28).
Mãos limpas significa não ter sujeira alguma de ganho injusto ou de qualquer coisa que macule seu caráter. Mãos limpas estão em sintonia com o coração puro. O texto é claro quando diz: Aquele que é limpo de mãos e puro de coração. Veja abaixo a segunda condição.
Segundo: Aquele que é puro de Coração - Vejamos o que diz o texto: “Limpo de mãos e puro de coração”.
O profeta Jeremias disse: Enganoso é o coração, mais que todas as coisas, e perverso: quem o conhecerá? (Jr. 17: 9). O coração do homem em seu estado corrompido é enganoso acima de todas as coisas.
O coração do homem é o centro de todas as decisões. Daniel, por exemplo, assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia. (Dn. 1: 8). Significa dizer que, é do coração que damos a partida em todos os seguimentos de nossas vidas. Razão porque, disse Salomão: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da Vida. (Pv. 4:23). Felizmente, somente Deus sabe o que está dentro de nosso coração, porque Deus é onisciente. O Salmo 139, fala sobre isso.
Geralmente, no coração do homem se instala o mal. Para o nosso coração se manter puro, devemos fazer como disse o salmista: Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.(sl.119: 11).
Terceiro: Aquele que não entrega a sua alma a vaidade - Salomão foi quem mais falou, e com precisão, sobre a vaidade. Salomão foi o homem que teve tudo que um mortal desejaria, “sabedoria, poder, riqueza, honram e reputação”. Porém, ele reconheceu que sem o favor de Deus, tudo isso era vaidade.
Deus, as vezes nos proporciona grandes oportunidade e condições, e quando estamos de posse de tudo isso, (que não é nosso, é do Senhor), nos enchemos de vaidade a ponto de esquecemos de Deus. As vezes chegamos a dizer como o rico da parábola de Jesus: “Direi a minha alma, tens em depósitos muitos bens, para muitos anos, descansa, come, bebe e regala-te” (Lc. 12: 19). A vaidade lhe levou a loucura, e nesse estado de loucura ele morreu.
Quarto: Aquele que não jura enganosamente – Sem honestidade é impossível ter comunhão com Deus, A mentira é filha de satanás que mente desde o princípio, (Jo. 8: 44). Quando mentimos enganamos a nós mesmo, e não podemos agradar a Deus. Jesus disse: que somos bem aventurados, quando injuriados somos acusados por pessoas mentirosas, que podem dizer todo mal contra nós. João escreveu uma frase linda que falou Jesus: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. (Jo. 8:32).