Judas, a carta que o apóstolo não queria escrever.

Amados, embora planejasse escrever-lhes com todo empenho sobre a salvação que compartilhamos, entendo agora que devo escrever a respeito de outro assunto e insistir que defendam a fé que, de uma vez por todas, foi confiada ao povo santo. (Judas‬ ‭1:3‬ ‭NVT‬‬)

 

No versículo 3 de sua pequena carta, Judas diz claramente que pretendia escrever sobre a salvação, mas acabou escrevendo algo totalmente diferente.

 

Ao ser informado das heresias que se infiltraram no meio da igreja, ele foi levado a escrever um rápido alerta. Em vez de uma carta pastoral, ele se viu escrevendo uma exortação em defesa da fé.

 

Aqueles que pervertiam a graça em libertinagem ficaram despercebidos por pouco tempo é claro, os crentes espirituais logo perceberam o mal que tais homens estavam causando à igreja.

 

Nos versos 12,13 Judas descreve essas pessoas com cinco analogias da natureza.

 

1) Rochas submersas: São pessoas com vidas secretas, ocultas, sem transparência. Elas estão sempre pensando em si mesmas e são a causa de naufrágio de muitos seguidores.

 

2) Nuvens sem água carregadas pelos ventos: Parecem pessoas promissoras, ficamos animados, mas na verdade elas tem pouco a oferecer. Os ventos estão sempre levando-as, elas não tem firmeza no evangelho.

 

3) Árvores mortas e infrutíferas: Elas estão no pomar (na igreja) mas estão mortas espiritualmente, suas obras são carnais.

 

4) Ondas violentas que espumam as suas próprias sujeiras: Eles estão sempre criando problemas, adoram polêmicas, são mentirosas, gostam de promover contendas, suas palavras são manipuladoras, é o que está em seus corações.

 

5) Estrelas errantes (sem rumo): Eles não param, estão sempre em busca das últimas novidades, a simplicidade do evangelho não as satisfaz, precisam de novas revelações.

 

Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros. (Judas 1:16)

 

Houve e sempre haverá esses escarnecedores, tentando nos conduzir na direção errada, e por meio de ensinos e ações que estão cheios de erros querem enriquecimento e fama por meio da igreja.

 

No último tempo haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias paixões. (Judas 1:18)

 

Devemos estar cientes das verdades biblicas para não sermos devorados por pessoas sem fé, que embora agindo de forma "aparentemente" espiritual, estão nos levando para o caminho da perdição.

 

Devemos estar firmado na verdade, de maneira que ao ouvirmos certas heresias, elas sejam óbvias.

 

Reconhecer esses erros faz com que você aprofunde sua fé na simplicidade do evangelho de Jesus.

 

E com esta exortação, Judas está nos aconselhando:

 

- Defenda a sua fé, não se deixe ser levado pelas heresias.

- Lembrem-se das palavras dos apóstolos de Jesus Cristo.

- Aprofunde e edifique a sua fé no evangelho.

- Mantenha-se no amor e na misericordia de Deus.

 

O Deus que é poderoso para evitar que vocês tropecem e que pode apresenta-los irrepreensiveis diante da sua glória, com grande alegria. (Judas 1:24)

Elias Marcelino
Enviado por Elias Marcelino em 15/12/2021
Reeditado em 15/12/2021
Código do texto: T7408111
Classificação de conteúdo: seguro