ABRE-SE A PORTA
6) PALAVRAS DE VIDA (nova fase – Irvine, C.A. - U.S.A.)
Pastor Serafim Isidoro.
ABRE-SE A PORTA
Gl. 4.24 …”Estes são dois concertos…”
Os gregos representam biblicamente o oposto do judaismo. Teologicamente definimos trēs espécies de povo: Judeus; Gregos e Barbaros (incredulos). A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém foi a ocasião que definiu uma nova etapa do Seu Ministério – diakonia – serviço. Ele havia chorado – eklausen, lamento profundo – sôbre Jerusalém, quando no monte das Oliveiras: “Ó se tu soubesses ao menos neste TEU DIA o que à tua paz pertence! Mas isto está encoberto aos teus olhos.”
Agora entra triunfante na cidade, seguido por uma multidão que O aclama em Hozanas como Rei de Israel. Então Seu aprendiz - mathêtes - Filipe veio dizer-LHE acerca de uns gregos que desejavam vê-Lo. A declaração de Jesus se torna significativa:
"Agora será glorificado o Filho do Homem". - E manda que os gregos sejam trazidos a Sua presença.
Durante os três anos e meio do Seu serviço o Senhor havia dedicado a atenção e a prioridade ao Seu povo - judeus - "Ele veio para os que eram Seus". Agora porém há uma significativa mudança que inclui em sua prioridade os gregos, os gentios.
Mais tarde, já ressurreto, ordena que o Evangelho - as boas novas da salvação - seja pregado a todas as - ktísei - criaturas. Gregos, mulçumanos, arabes, africanos, europeus, americanos e a todas as nações. Paulo, o apóstolo disse: " Me fiz de tudo para ganhar a todos".
Abriu-se a porta da salvação a todo o que quizer, sem distinção de raça, cor, posição social ou idade. Todos são convidados a beber da água da vida. Judas, o escritor sagrado escreve sobre a salvação que ele considera COMUM. No livro Apocalípse é Jesus quem convida: "E quem quizer venha e beba de graça da água da vida".
Só Jesus.
_______________________________________
O Th.D. Honoris Theologia, D.D. Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do Grego Koinê. No Google: Serafim Isidoro Textos.