Uma vida que leva o exemplo do reino do amor.

E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. (Mat 9:35). Este versículo dá início ao segundo sermão de Jesus, neste sermão Jesus ensina o que deve permear a vida daquele que ensina sobre o evangelho.

Aqui também vemos destacar três características de Jesus, ou seja, encontramos uma descrição das três áreas em que consistia a essência da vida de Jesus. Ele era um arauto, aquele que leva a mensagem dum rei ou de um reino, e a mensagem aqui é que o reino de Deus é um reino onde o amor, e o cuidado com próximo impera. Diferente do que os ortodoxos daquela época praticavam e do que vemos em muitas igrejas de hoje em dia.

Segundo; Ele ensinava, mas seu ensino não ficava somente nas aulas rebuscadas, mas sim em um exemplo vívido e vivido. Ou seja, o ser cristão não está em citar passagens isoladas das escrituras. E não basta proclamar as certezas da fé cristã e dar por concluída nossa tarefa. Também devemos ser capazes de demonstrar o significado destas certezas numa vida diária e isso o ensino podia fazê-lo.

A importância disto, é que não se ensina a verdade cristã falando dela, antes é preciso vivê-la. Seja na fila do supermercado, no trânsito ou em qualquer lugar. É certo que na caminhada tropeçaremos, mas a verdade cristã se revela também na capacidade de se levantar e seguir em frente. E de cuidarmos em não tropeçar novamente no mesmo erro. Sendo assim entendemos que o dever do cristão não é tanto falar de sua fé com outros, como lhes demonstrar, mediante sua vida, o real significado desta fé.

O terceiro ponto; Jesus curava. O evangelho não se limitava ao anúncio de uma mensagem determinada. Ele se mostrava em ações. Se lermos cuidadosamente os evangelhos veremos que Jesus passou mais tempo curando os doentes, dando de comer aos famintos e consolando os tristes do que falando sobre Deus. Ou seja, Ele transformou as palavras da verdade cristã em fatos de atos do amor cristão.

Sendo assim só teremos uma atitude verdadeiramente Cristã quando a nossa crença em Cristo nos conduza a uma ação cristã. Os sacerdotes, nos tempos de Jesus, teriam dito que o mais importante da religião eram os sacrifícios; os escribas teriam dito que a religião consistia essencialmente na Lei. Os líderes religiosos de hoje fogem do cuidar do próximo, e, é comum vermos muitos de nós dizer: “vou orar por você”. Colocando na conta do Pai aquilo que é da nossa conta.

Mas Jesus Cristo nos ensinou que a responsabilidade de cuidar e de amar o próximo é nossa, com oração é claro, mas principalmente com atos e atitudes concretas. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 13/12/2021
Código do texto: T7406274
Classificação de conteúdo: seguro