Como o cristão deve lidar com o pecado
O pecado, apesar de ser severamente condenado pelas escrituras, não deixa de ser uma realidade presente na vida dos cristãos. Não obstante a Bíblia dizer que o crente não deve pecar, é consensual que nós cristãos pecamos em muitas e variadas formas. Isso não quer dizer que somos descuidados e relaxados moralmente ou espiritualmente, mas sim que a nossa natureza ainda sofre com as concupiscências carnais que nos atraem.
Sendo o pecado esse corpo estranho que se infiltra em nós e nos infecciona, precisamos conhecer a respeito da sua natureza e consequências de sua operação em nossa vida. Eu comecei este texto com a intenção de falar a respeito do pecado dentro do contexto de vida daquele que é considerado salvo. Portanto, desejo salientar que existe uma diferença entre o pecar do cristão e pecar do pecador.
Cristão e não cristão são pecadores, no entanto, este não sabe lidar com o pecado, ao passo que aquele já teve os seus pecados perdoados e vive em comunhão com Deus. Este é o ponto de vista que deve nortear o cristão em relação aos seus pecados, isto é, de que ele já foi perdoado. Deus, em Cristo, já tratou dos seus pecados. Sendo assim, embora o pecado não seja cem por cento evitável, o cristão possui um caminho aberto para o altar da misericórdia divina, de onde flui graça constante que o isenta da condenação.
Não há mais condenação para os que estão em Cristo. Romanos 8.1.