O amor transformador na vida conjugal. (Parte 2).

Assim como a igreja está sujeita a Cristo, de igual modo as esposas estejam em tudo sujeitas a seus próprios maridos. Maridos, cada um de vós amai a vossa esposa, assim como Cristo amou a sua Igreja e sacrificou-se por ela, (Efes 5:24-25). Estes versículos fazem parte da passagem onde o apostolo Paulo exorta a igreja a entender o amor nupcial, ou seja, a vida de um casal.

Continuando o nosso estudo trataremos o dever do marido no vivo amor nupcial. No versículo vinte e seis vemos Paulo dizer santificar, a palavra do grego é hagiazo (αγιαζω), que tem a sua raiz em hagios que significa separado. Ou seja, o esposo deve ter a esposa como alguém que está a parte do mundo comum. Alguém que acalenta a alma e nos eleva ao Espírito.

E assim como Cristo que por amor tornou a Igreja santa enquanto separada do religiosismo comum, da mesma maneira o esposo deve agir. Amando-a e respeitando e a todo momento ter a viva imagem a esposa em sua mente, e fazendo isso ele jamais cairá nas armadilhas dos desejos.

E há que se ter um amor purificador. Cristo purificou e consagrou a Igreja pelo fluir da água viva da vida, possivelmente aqui Paulo está pensando no batismo. Pela lavagem do batismo e a profissão da fé Cristo faz com que a Igreja seja para Ele limpa, pura e consagrada, de tal maneira que não se encontre nela nenhum lugar sujo nem ruga que a desfigure.

Este é o tipo de amor que o esposo deve fazer fluir em seu relacionamento um amor limpo dos eito, preceitos e preconceitos. Livre do ciúme possessivo, livre de sentimentos egoístas e sempre pronto para servir ao ser amado. Um amor que é sadio para o corpo, um amor que eleva a alma e um amor que se baseia no fruto do Espírito.

Pois todo amor que arrasta a uma pessoa para baixo é um amor falso. Todo amor que é ciumento e prende o ser amado não é amor. Todo amor que em lugar de refinar o caráter o torna mais grosseiro, que necessita do engano que debilita a fibra moral, que torna má uma pessoa, não é amor. O amor verdadeiro é o grande purificador e limpador da vida toda.

O Pai nos amou, e nos deu tudo o que temos inclusive a vida, então que o nosso amor seja igual, pois somente assim nos assemelhamos a Ele. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 26/11/2021
Código do texto: T7394032
Classificação de conteúdo: seguro