O BATISMO NAS ÁGUAS.

INTRODUÇÃO:

A palavra mais conhecida no cristianismo é a palavra (batismo). Geralmente ao pronuncia-la nós imaginamos logo o batismo, nas aguas. Porém, fato é que Jesus também nos ensinou sobre o batismo no Espirito santo, e na própria bíblia sagrada ao estuda-la com dedicação acharemos também outro batismo não tão frisado como esses dois anteriores mencionados o qual trata sobre o batismo do corpo de Cristo. Visando nosso aperfeiçoamento espiritual, em como a compreensão clara da relevância do conhecimento das verdades bíblicas, trataremos de dois tipos de batismos: Batismo no corpo de Cristo e batismo nas águas.

O QUE O BATISMO NÃO FAZ:

Enquanto alguns ignoram a questão do batismo nas águas, outro a supervalorizam, este momento. O catolicismo deixou como herança o contexto de que a água batismal transfere graça divina, tanto que batizam crianças para que “não morram pagãs”, segundo ensinam. Esta doutrina, perigosa, é a aquela que prega a “regeneração batismal”, ou seja, que o batismo nas águas participa da salvação do homem, purificando-o de seus pecados. É bom nunca esquecer que a salvação é a consequência de arrependimento de pecados daqueles que depositam sua fé em Jesus Cristo como seu único Senhor e salvador.

O BATISMO NO CORPO DE CRISTO:

O batismo no corpo de cristo, ou batismo da salvação, é o batismo simbolizado no nas águas. Vejamos: “Quem crer e for batizado será salvo, quem, porem não será condenado” (Mc. 16.16).

A primeira vista este texto parece nos dizer que realmente o batismo é essencial para a salvação do homem, algo que juntamente com a fé o purifica. Sendo assim, de fato faz sentido ter o batismo valor sacramental na salvação do homem. Contudo, ao pensarmos dessa maneira estaríamos negando a tudo quanto a Bíblia ensina sobre a simplicidade da salvação. A bíblia em ponto algum coloca o batismo como integrante desse maravilhoso acontecimento. Porque, então ela frisa este versículo como parte essencial no processo da salvação juntamente com a fé? A resposta é que este batismo não é o conhecido e divulgado batismo nas águas, mas sim o batismo no corpo de cristo. Vamos esclarecer um pouco mais sobre esta questão. Batismo significa no original grego “imersão”. Antes de seguirmos a Cristo estávamos afastados de Deus e longe da vida eterna. Contudo, quando nos arrependemos e passamos a crer em Cristo como único caminho para Deus, fomos “imersos” na vida eterna. Então passamos a fazer parte de um só corpo que é o corpo de Cristo, que é representado pela igreja. Leia o que Paulo fala em I Co. 12.13 (ler). Ou seja, por este é, sem dúvida, um batismo espiritual, invisível, que acontece no exato momento dá conversão, fazendo com que... “quem crer e for batizado será salvo”. Mc. 16.16. Este batismo nos insere nos batiza na vida eterna. A partir desse momento a vida que recebemos não é nossa, é a vida de cristo, o momento em que passamos aa desfrutar da vida eterna. Precisamos entender também que muitos creêm, mas não são “batizados no corpo de cristo”, pois creêm sem se arrepender-se de seus pecados, (não mudam), Então creêm, mas não se salvam de sua condenação.

“Arrependimento é uma ação do pecador, uma atitude contra o pecado, mudando sua forma de pensar, que consequentemente o leva a uma nova vida e forma de agir. O arrependimento é que é essencial à salvação.”

Pedro foi muito claro ao afirmar em:

I Pedro 3.19. ”no qual também foi se pregou aos espíritos em prisão”.

Efésios 4.9 – “Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra”?

Isaías 42.7 – “para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão

os presos e do cárcere, os que jazem em trevas”.

Isaías 49.9 – “para dizeres aos presos: Saí; e aos que estão em

trevas: Aparecei. Eles pastarão nos caminhos e, em

todos os lugares altos, terão o seu pasto.”

Isaías 61.1 – “O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim,

porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas

aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de

coração, a proclamar liberdade aos cativos e a

abertura de prisão aos presos;”

Nossa Circuncisão Espiritual:

Muita gente confundia isso. Criam que bastava o batismo nas águas após a crença na promessa, para que já tivesse garantido a salvação, ou seja, o batismo era o passaporte para o céu! Mas Paulo sabiamente explicou que: “Porém judeu, é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espirito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede de homens, mas de Deus”. (Rm. 2.29). Em outras palavras. Paulo queria mostra-lhes que o batismo que salva é o espiritual, não o físico. “Por isso ele exorta os irmãos de Filipos a terem cuidado com os da falsa circuncisão”. (Fp. 3.2,3).

Ele nos faz andar em novidade de vida:

Esta união espiritual é feita quando somos imersos (batizados) em Cristo. “Ou, porventura, ignorais que todos nós fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte”? “Fomos, pois sepultados com ele na morte pelo batismo, para que como Ele foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida, porque, se fomos unidos com Ele na semelhança de sua morte, certamente, o seremos também em sua ressurreição”. (Rm. 6.3-5).

Muito tem dificuldade em entender este batismo, pois entendem que romanos 6 se refere ao batismo nas aguas, quando de fato não o é. A questão é mais de entendimento do significado original (como vimos até aqui) do que de doutrina bíblica. Veja bem, a bíblia é clara ao afirma que a justificação e efetuada pela fé.

A reforma protestante inclusive teve seu braço de apoio no texto: ”O justo viverá”. (Rm. 1.17). Ainda em romanos lemos: “Justificados, pois mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso senhor Jesus Cristo”. (Rm. 5:1). No capitulo seguinte Paulo continua desenvolvendo o mesmo raciocínio (justificação), escrevendo: “ou, por ventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte”? Fomos, “pois sepultados com Ele na morte pelo batismo...” (Rm. 06:3- 4 parte a.). Paulo especifica: Fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte. Portanto, é um batismo que ocorreu uma só vez (sacrifício único e perfeito), cujos benefícios espirituais nos alcançaram (a justificação) quando entregamos nossas vidas a ele. Tanto este batismo quede Romanos seis é o batismo espiritual no corpo de Cristo, e

não o das águas, que Paulo continua dizendo: “Portanto quem morreu está justificado do pecado”.

(Rm. 6:6,7)

“6 sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos

mais ao pecado”.

“7 Porque aquele que está morto está justificado do pecado”.

A justificação ocorre no batismo nas aguas? “Não, ocorre no momento da conversão. Portanto, o batismo espiritual ( não o ato físico) traz a justificação do pecador” Dizer que o batismo nas águas nos justifica do pecado é retorna do cristianismo da graça ao da lei. Jesus não instituiu o batismo nas como um momento litúrgico, mágico, legalista, mas como expressão do momento gerado quando da efetivação da expiação dos pecados: a fé lembre-se que o cristianismo abriu os olhos dos cristãos judeus para que não aceitassem mais a circuncisão (Atos 15:6), por ser a verdadeira circuncisão a que é do coração e não da carne.

PORQUE É CHAMADO BATISMO NO CORPO DE CRISTO?

O batismo da salvação também é chamado de batismo no corpo de Cristo, pois somos, “... Filhos de mediante a fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes...” (Gl. 3. 26,27).

O BATISMO NAS ÁGUAS

O cristianismo verdadeiro não é uma religião ritualística; a essência do cristianismo é o contato direto do homem com Deus, por meio do Espirito. Portanto, não existe uma ordem dogmática, litúrgica e inflexível para cultuá-lo, pelo contrario, deve haver liberdade para adotar o método que lhe seja mais adequado para expressar a sua nova vida. Apesar disso, existem duas cerimonias que são essências e que devem ser mantidas por serem devidamente ordenanças do Senhor: O batismo em aguas e a Ceia do Senhor, descritas como ordenanças do próprio senhor Jesus.

O BATISMO DE JOÃO

Israel já estava acostumado com as liturgias, e se limitava ás cerimonias como a circuncisão, o batismo de prosélitos, os rituais de purificação, para pensar que estavam, mas próximos de Deus devido os rituais. Até que apareceu João o filho do sacerdote Zacarias, que veio para o deserto pregando o batismo do arrependimento para remissão de pecados (Mc.1:1-5). João pregava a respeito daquilo que fazia com que Deus perdoasse e purificasse o pecado do ser humano, o ARREPENDIMENTO.

E somente após as pessoas se arrependerem (e consequentemente ficarem purificadas), as batizava nas aguas como um sinal desta purificação. Em Mateus 3:7, 8 , João deixou bem claro que o Batismo não é um ato formal, pois para alguém ser batizado tem que provar que produz frutos dignos de arrependimento. O batismo de João – “Uma novidade entre os judeus – Foi uma ponte entre a Antiga aliança e a Nova aliança”.

O QUE É O BATISMO NAS ÁGUAS?

O batismo em água é uma declaração pública (confissão de fé), Jesus, poucos dias antes do pentecostes, estava com os discípulos e faz uma declaração importantíssima (Mateus 28: 18-20). Portanto Jesus nos deixou ordens para praticar dois memoriais para que a igreja os conserve até o dia em que ele volte. Ele não somente disse que o batismo nas águas deveria se tornar uma pratica comum entre seus discípulos, como lhes deu autoridade, em nome da trindade, para fazê-lo. Em outras palavras, o batismo nas aguas não é um rito, mas uma ordenança, dada diretamente por Jesus. O batismo nas águas é uma posição publica e visível da fé em Cristo, da nova criatura em que nos tornamos.

BATISMO: CAUSA OU CONSEQUENCIA DO ARREPENDIMENTO?

Entendemos que isso pode compreender a pregação de Pedro, quando disse no discurso do pentecostes: “Arrependei-vos, e cada um de vos seja batizado em nome do Senhor Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espirito Santo” (Atos. 2.38). Neste texto há uma interligação do batismo no corpo (arrependei-vos) com o batismo nas aguas (seja batizado). Aparentemente ele nos fornece a interpretação de que temos que ser batizado nas águas (pois o contexto aqui é batismo nas aguas, tanto que após a pregação foram batizados quase três mil almas). Para que sejamos salvos. Mas preste muito atenção: A bíblia não se conflita com a própria bíblia! Então vamos dar uma olhada no original grego da palavra que condiciona a salvação ao batismo: “para” (Seja batizado... para remissão dos pecados). “ Esta palavra traduzida do grego é na verdade uma locução: prepositiva, cuja tradução mais fiel seria “em razão de” ou” por causa de”. Sendo assim a frase “seja batizado... para remissão dos pecados” ficaria mais correta em seu sentido se enunciada da seguinte maneira: “seja batizado... em razão da remissão dos vossos pecados”.

Em outras palavras: Pedro não colocou o batismo nas águas como condição para a salvação, e sim como consequência da salvação. Como lembra H. Harvey, “A única condição para a salvação apresentada no novo testamento é a pessoa de Cristo – uma condição espiritual e não formal”.

Para relembrarmos do que já antes temos dito vejamos: Romanos 6.4,11.

Também é importante frisar que o batismo nas águas não é apenas uma simbologia do batismo no corpo, mas é também uma declaração de fé em Jesus Cristo. Se você crer, você deve se batizar, pois dessa maneira você declara à igreja sua fé em Jesus cristo, obedece a seu mandamento e confirma publicamente a sua “imersão” (batismo no corpo de Cristo, tornando-se assim um membro da igreja de Jesus Cristo na terra).

FORMA BATISMAL

(EXITE UMA FORMA BIBLICA ENSINADA?)

Batismo por imersão – É bom que lembremos que esta palavra (imersão) no grego, literalmente significa “baptizo” – imergir. E tentar mudar o significado dessa palavra – imergir – é uma violência contra a língua e contra a História, do termo. Vejamos o que a bíblia fala sobre isso, analisando os versículos:

 Mateus relata em seu evangelho que muitas pessoas iam até o João (MT. 3.5). Por que havia necessidade de se entrar na água e dela sair, e com cautela, visto se tratar de um rio como o Jordão, quando o batismo poderia ser por aspersão, bastando para isso apenas um copo com água?

A razão é que o batismo significa imersão e representa o ato de “lavar os pecados”

 O próprio Jesus se dirigiu ao Jordão para ser batizado pelo seu primo João, Observe que Jesus entrou na água e dela saiu.

(MT. 3.13-17).

13 Então, veio Jesus da Galiléia ter com João o junto do Jordão, para ser batizado por ele.

14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?

15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu.

16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo

sobre ele.

17 E eis que ruma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

O batismo por imersão era tão necessário que João só batizava onde tinha muitas águas. (João 3.23) “Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; se vinham ali e eram batizados”.

Leia também: (Mc 1.9-11; Lc 3.21,22; Jo 1.32-34).

Batismo em nome da trindade

Jesus deixou o padrão de como devemos batizar (MT. 28.19) “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

Esta é a forma bíblica pela qual devemos ministrar o batismo. Não se deve batizar em nome de Jesus, como alguns fazem, e sim no nome das três pessoas da trindade. As declarações batismais do livro Atos (8.16 / 10.48 / 19.5) não são formulas de batismo, mesmo porque são diferentes entre si. Citavam isoladamente o nome de Jesus para dizer que era o batismo cristão (de Cristo) e não o batismo judeu de prosélitos, de João Batista.

(Atos 19.)

3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João.

4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de

vir, isto é, em Jesus Cristo.

5 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; ge falavam línguas e profetizavam.

7 Estes eram, ao todo, uns doze varões., de Paulo

(I Co 1)

14 Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio;

15 para que (ninguém diga que fostes batizados em meu nome). ou de qualquer outro. Devemos batizar sob a ordenança de Jesus, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.

CONDIÇOES PARA SER BATIZADO

O ARREPENDIMENTO E FÉ

Analisando o discurso de Pedro e observando frase dita pelo apostolo Pedro no dia de pentecostes, vemos o que é necessário para que alguém seja batizado nas águas, (Atos. 2,38).

Neste texto vemos que a ordem de Jesus estava sendo cumprida por seus discípulos, e que a única condição que havia para alguém ser batizado nas águas era a de que se arrependesse, o que demonstra a fé que a pessoa tem. Ou seja, só após alguém ser salvo é que pode ser batizado. Batismo é para os salvos e não para a salvação.

Após o discurso de Pedro, veja o que aconteceu (Atos 2,41). Portanto fica claro que o batismo é posterior à fé em Jesus. Vejamos outros exemplos:

Paulo diz que Lídia o “escutava” e o senhor lhe abriu o coração para entender as coisas que Paulo dizia. Depois foi batizada, ela e toda a sua casa (Aos 16,13-15). Aqui observamos dois fatos. O primeiro é que o Espirito Santo é quem convence o homem ou a mulher de sua condição perante Deus. O primeiro é que depois de se arrepender-se, o certo é o crente ser batizado. Na conversão do carcereiro em Atos 16,27-34 diante de Paulo e Silas ele perguntou: “Senhores que cevo fazer para ser salvo?... a seguir, foi ele batizado e todos os seus...” Neste texto aprendemos outra verdade a respeito do batismo nas águas: na mesma noite em que carcereiro e sua família se converteram eles foram batizados. O mesmo aconteceu com o eunuco, que foi batizado assim que se converteu (Atos 8). O que entendemos nesses textos é que o batismo pode ser imediato (logicamente após a pessoa demostrar fruto de arrependimento), na mesma hora e na primeira oportunidade. Apesar de não ser uma regara o texto é claro quanto essa possibilidade.

Dúvidas quanto ao batismo nas águas

Pessoas podem ser batizadas sem serem salvas?

Será que alguém pode ser batizado sem estar salvo? A resposta infelizmente é pode sim, pois as aparências enganam. “Muito aceitam o evangelho com alguma segunda intenção ou mesmo sem que haja acontecido um genuíno arrependimento; Continuam pensando e agindo da mesma maneira, pois não houve na verdade uma rendição” a Cristo. Este foi o caso de um magico de Samaria, chamado Simão. Quando viu que Felipe, pelo poder de Deus, exercia milagres, ele creu, e a bíblia revela “o próprio Simão abraçou a fé e tendo sido batizado...” (atos 8,13). Ele creu, mas não se se arrependeu de seus pecados. O crer é visível, mediante uma confissão da pessoa. Quanto ao arrepender-se somente Deus tem o conhecimento, pois é algo interior.

A crença de Simão enganou Felipe, que o batizou, mas os “frutos de arrependimento” não apareceram. Tanto “que Pedro lhe disse:” Não tens parte nem sorte neste ministerio, porque o teu coração não é reto diante de Deus... (Atos 8: 21,22).

Em outras palavras: Não basta crer; A pessoa deve apresentar Frutos dignos de arrependimento. Esses frutos são um testemunho claro da fé em Jesus, para que a pessoa seja batizada, pois sem o batismo estaria representando algo que não aconteceu na vida dela.

E O BATISMO DE CRIANÇA?

Ficou bem claro para que alguém seja batizado nas águas deve haver arrependimento e fé (Mc. 1. 4,5). Essas são as condições essenciais para que haja o batismo nas águas. O batismo de criança não somente é invalido como é vetado e elas. Raramente uma criança tem condições de se arrepender de seus pecados contra Deus e ter no evangelho regenerador de Cristo.

Então a partir de qual idade devem ser batizada? Bem, o mais sensato é perguntar ao candidato por que quer se batizar e verificar se o faz com a consciência de que está arrependido de seus pecados. O arrependimento precede o batismo. Se há arrependimento, pode haver batismo. A idade em que uma criança se torna consciente para este ato deve ser medida principalmente pelos pais, e o pastor pode servir de orientador para trazer luz à questão e orientar o candidato.

O BATISMO É UM SACRAMENTO?

A palavra de Deus, quando ensina a respeito de salvação, expõe desde a situação natural do homem perante Deus até o novo nascimento. Explica sobre o motivo de Deus querer salvar o homem, o plano de salvação, a expiação, a redenção e, especificamente, as condições para que alguém possa ser salvo: Arrependimento e fé. Em nenhum momento se fala que o batismo nas águas é uma condição para a salvação, nem tem participação alguma nesse ato. O batismo não tem valor sacramental, ou seja, a água não transmite graça, nem santifica o objeto deste ato.

O BATISMO É PARA OS SALVOS?

A Posição de Paulo s dos demais apóstolos era claramente não sacramentalista. Tanto era assim que Paulo disse aos irmãos de Corintos que só fez três batismos naquela região

(I Cor. 1 : 14-17). Por que razão era missão de Paulo pregar o evangelho, e não batizar? Porque o batismo não salva nem purificação homem de seus pecados. Somente a pregação do evangelho é capaz de fazer com que o homem, mediante a convicção de falta perante Deus, se arrependa e creia que o sacrifício de Jesus é a única forma de resgate já pago a Deus, se libertá-lo e salvá-lo. O que Paulo dizia é que, afinal de contas, o batismo é para os que já são salvos! Ou seja, primeiro a pessoa é salva; depois, como testemunho público da sua fé e representando seu batismo no corpo de Cristo, ai sim ela é batizada.

A água é símbolo e não meio

Infelizmente há pessoas que pensam que ao emergirem das águas batismais saem delas purificadas, como se a água fosse um meio de a graça de Deus lhes ser transmitida. Não. A água é símbolo, não meio! O batismo nas águas não garante deforma alguma que todos os que são batizados são possuidores das realidades por ele simbolizadas. Paulo utiliza um fato da historia de Israel para esclarecer este ensino (I co. 10.1,2 5,12).

Veja que Israel atravessou o mar vermelho (foi batizado), mas logo depois cauí em idolatria. Nesse exemplo ele mostrou que o batismo ocorrido não operou mudança no povo. É por isso que escreveu aos romanos foi tão claro: oque vale é o que esta no interior, e não o que é exteriorizado. Haver sido circuncidado ou batizado nas aguas (físico/visível), não significa muita coisa em se tratando de salvação e santidade (Romanos 2. 28,29).

PORQUE DEVEMOS SER BATIZADO NAS ÁGUAS?

 Como já foi visto o batismo foi ordenado por Jesus a ser feito por seus discípulos. Se somente houvesse isto já seria suficiente para que o fizéssemos, caso queiramos ser seus discípulos.

 Mas – Perguntariam alguns – Se o batismo nas águas não é um ato que gera vida espiritual na pessoa (regeneração), e só vive para Deus aquele que morreu e foi sepultado para o mundo, para que serve o batismo, uma vez que o “FATO” JÁ FOI REALIZADO? Imagine se Abrão ao ouvir de Deus que a circuncisão era um sinal da aliança, fizesse a mesma indagação para Deus: “Senhor para que corta um pedaço da minha pele? Vai me machucar!”. Não temos dúvidas que o caso dele foi mais doloroso, mas Abrão entendia como os Judeus hoje entendem que se trata de uma identificação pública, o sinal de um compromisso com Deus.

 Representa – Explicando aos que não entendem e relembrando aos que entendem – que morremos para o nosso passado distante de Deus, agora não existindo mais sobre nós as culpas anteriores, tendo sido feito novo. Isto é que a novidade de vida. O ato do batismo nas águas simboliza-se como declaração pública da fé, a morte e sepultamento da velha vida e a ressurreição para uma nova vida.

“O BATISMO NAS ÁGUAS POR IMERSÃO É MAIS DO QUE UM TESTEMUNHO PUBLICO DA NOSSA FÉ. O BATISMO REPRESENTA UM ATO DE OBEDIÊNCIA. E A PALAVRA DE DEUS NOS ENSINA QUE A OBEDIÊNCIA AOS PRECEITOS DE DEUS, É MELHOR DO QUALQUER SACRIFÍCIOS OU ESFORÇO HUMANO”.

PASTOR JEFERSON MODESTO.