Um verdadeiro antídoto contra a ansiedade

 

Na Bíblia Sagrada o próprio Jesus reconhece que todos estamos sujeitos às angústias decorrentes desse mal. Isso é tão certo que quando ele ensinava aos seus discípulos pediu que eles tivessem cuidado para não ficarem ansiosos, pois o Pai cuidaria deles nos mínimos detalhes, e lhes acrescentaria tudo o mais que necessitassem (Leia em sua bíblia os capítulos de Mateus 5, 6 e 7 e medite neles).

 

Deus não lhe culpa por você se deprimir ou ficar ansioso. Deus não nos rejeita pelas nossas fraquezas. Ansiedade e depressão não é pecado, mas sim condições normais da vida de quem por alguma razão ainda não conseguiu obter êxito diante das preocupações. O próprio Jesus enfrentou uma condição de ansiedade que suou sangue. A tensão em seu corpo, devido ao medo e ao pavor da circunstância de sua morte iminente, o deixou em pânico. Foi quando ele foi orar. Jesus, no momento da aflição, foi orar e suplicar ao Pai a sua ajuda e consolo. Em sua prece ele disse: Pai, eu estou quase morrendo de tanta angústia (Leia em sua bíblia Mateus 26.36-46).

 

A oração ao Deus da Bíblia é o melhor remédio para quem sofre de ansiedade e desespero. Essa oração não deve ser feita confiando em nossos méritos espirituais ou fervor religioso, mas sim dependendo inteiramente, e somente, da mediação de Cristo. É isso que Jesus quer dizer quando nos ensina a pedir as coisas em seu nome. “Até agora nada pediste em meu nome; pedi, e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” (João 16.24). Nessa sua petição apenas uma pessoa deve haver entre você e Deus – Jesus – é o que nos ensina a bíblia (Primeira carta de Paulo a Timóteo 2.5).

 

Você pode e irá vencer a ansiedade! Talvez agora mesmo você não consiga ter certeza disso, mas Deus também nos ajuda em nossa incredulidade (Leia Marcos 9.24). Seus pensamentos confusos e sua mente inquieta não te deixa refletir com clareza, mas isso não impede Deus de exercer a sua misericórdia. Quando estamos ansiosos Deus nos trata como tais, e não como se fôssemos imbatíveis. Ele nos ama mesmo quando estamos lutando contra a tentação de duvidar. Ele sabe que nós acreditamos, e não necessitamos provar isso para ele – nem para nós mesmos, ou para quem quer que seja.

 

Ainda quero que você entenda uma coisa: você acha que Deus iria nos estimular a orar e não irá nos responder? Isso contraria muitas afirmações bíblicas de que Deus é amor, graça e compaixão. Antes, ele nos ouve. Foi por isso que Jesus não somente nos ensinou uma oração, em Mateus 6.9-13, como também nos animou a fazer isso quando disse “pedi, e eu vos darei” (Mateus 7.7-12).

 

Por último eu gostaria que você memorizasse o seguinte texto e guardasse em seu coração. “Não se aflijam com nada; em vez disso orem a respeito de tudo; diga para Deus as necessidades de vocês, e não se esqueçam de agradecer-lhe. Se fizerem isso vocês experimentarão a paz de Deus.” (Filipenses 4.6.7).

 

A partir de hoje experimente orar a Deus e apresentar a ele as suas angústias. Procure descobrir as promessas de Deus na bíblia, amarre elas às suas orações, e faça de Deus o seu companheiro nas tribulações da vida, e ele te dará socorro nas horas de aflição. Ele será o teu amigo fiel nas horas mais difíceis.

 

 

Pires Teixeira
Enviado por Pires Teixeira em 20/11/2021
Código do texto: T7390262
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.