Servindo a um só Senhor o compartilhar em amor.

Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom ((Mat 6:24). Aqui Jesus ensina que devemos ter firmeza no servir. Mas como todo ensinamento temos a parte externa que é a material e a parte interna que a espiritual. Hoje trataremos da parte espiritual do ensinamento.

A palavra do grego usada aqui para servir é douleuo (δουλευω), quando estudamos os significados desta palavra, entre outros vemos que ela traz duas referências bem interessante. A primeira é: Num mau sentido, daqueles que se tornam escravos de um poder maléfico, sujeitar-se ao mal entregar sua vida a maldade. E a segunda é: Num bom sentido, ser obediente servir, prestar serviço, obedecer a bondade, submeter-se ao que há de bom em nós.

Quando Jesus fala sobre servir a dois mestres, ele se refere justamente as duas inclinações, que todos nós carregamos em nosso interior, pois é impossível uma pessoa ser boa e ao mesmo tempo ser má, é impossível observar os ensinamentos do amor e viver odiando ou nutrindo a vingança. pois o evangelho não será observado no coração (como já estudamos anteriormente), uma coisa é certa, se os ensinamentos de Cristo estão no coração, o desamor nem é uma opção.

Quando estudamos vemos que as palavras com o decorrer do tempo começam a ter significados diferente, assim ocorreu com a palavra mamom, com o correr do tempo, a palavra que significava "riquezas", em hebreu mamom, foi modificando sutilmente seu significado. Mamom provém de uma raiz que significa confiar, e a princípio queria dizer aquele dinheiro que confiamos a alguém para guardá-lo em segurança, como fazemos hoje nos bancos. Ou seja, era a riqueza que se confiava aos cuidados de alguém.

Mas com o passar do tempo ela ganhou o significado diferente, o daquilo em que se confia, e pior o de alguém no qual se põe a sua confiança. E finalmente começou a ser escrita com (M) maiúsculo, chegando ao absurdo de ser considerado uma espécie de divindade. E por que isto está relacionado com o nosso interior? Porque tudo tem o valor e o significado que damos. Ou seja, se consideramos o ganho, a riqueza e os bens materiais maior que o amor que devemos a Deus e ao próximo erramos.

Que se fique entendido que ter posses de riquezas, de dinheiro ou de objetos materiais não é pecado, mas é certo que isso nos traz uma grande e séria responsabilidade. Se alguém possuir abundância de dinheiro ou de bens materiais, não deve felicitar-se somente a si mesmo, antes ajoelhar-se em oração, e pedir orientação de como fazer fluir num vivo compartilhar, como Deus Pai faz e quer que o façamos.

Pois quem retém o que tem, se torna escravo daquilo que possui, mas quem compartilha o que tem, serve a Deus, e entesoura no rico tesouro da sempiternidade do céu. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 12/11/2021
Código do texto: T7384073
Classificação de conteúdo: seguro