Deus vai te ajudar
No momento em que estava escrevendo este tema, eu enfrentava uma tribulação muito grande. Estávamos eu e minha esposa desempregados, e ela se encontrava doente, com muitas dores devido a um cisto em seu ovário. Não tínhamos sossego nem de dia nem de noite. Era muito difícil ela pegar no sono, mesmo após tomar analgésicos fortes. Quando o dia amanhecia, já sem o efeito do analgésico, ela precisava tomar outro e esperar que viesse o efeito, para só assim poder continuar dormindo, pois não sentia mais ânimo para fazer nada. O que mais dificultava a nossa situação é que não tínhamos condições financeiras para resolver o caso, ficamos dependendo apenas do atendimento médico público, o que em nossa cidade é horrível. Além de ser lento eu não considero muito confiável. Precisávamos opera o cisto, mas isso ninguém sabiam sequer quando seria possível. Começamos a ficar ansiosos, melancólicos e sem esperanças. Não tínhamos a quem recorrer, porque até quem poderia nos ajudar nos davam as costas.
Como podem ver, a situação não era muito boa. Nestas horas só me restava uma coisa: orar, mesmo me sentindo entre a fé a ansiedade, mesmo não vendo uma luz no fim no túnel. As portas aqui na terra já haviam sido fechadas para mim, agora eu só poderia apelar por bater às portas de Deus. Comecei então a orar, e foi nessas orações que primeiro o alívio psicológico começou a chegar, fui me sentindo menos ansioso mais confiante. Era como se eu já tivesse obtendo algum êxito, mesmo olhando para ela e vendo seu semblante descaído de dores.
A prática da oração foi aos poucos me deixando mais seguro, menos destemido. Antes eu não conseguia vislumbrar nada, a não ser ela chorando. Agora, eu conseguia imaginá-la feliz e curada. Ela não estava, mas nascia em mim uma certeza que me confortava. Eu tentava passar para ela esta convicção, mas sentia que era difícil. Aí entendi que essa experiência deve ser buscada por cada um de nós, pois é algo pessoal, entre a pessoa e Deus. Nós podemos até dizer palavras de conforto a alguém que está fraco, mas se Deus não agir sobre a pessoa mediante aquelas palavras, nada acontece. E, às vezes, Deus não age, pois deseja que cada um o busque em secreto.
Tudo isso é para te dizer que a oração como meio de resolver problemas anda longe de ter enferrujado. Ela continua afiada desde os tempos bíblicos. Isto mesmo: a oração ainda funciona. Eu não sei o que você tem enfrentado nestes dias, mas de uma coisa eu tenho certeza: as promessas de Deus concernentes a oração continuam de pé. Uma dessas promessas que eu sempre trago à memória é aquela que Jesus ensinou aos apóstolos em Mateus capítulo 6, a oração ao Pai nosso. Nela Jesus nos revela algo tão profundo que eu penso ser humano algum já parou para pensar detidamente sobre isso. Ele disse que, quando formos orar, devemos entrar em nosso quarto e orar ao Pai em segredo, pois ele nos recompensará.
Jesus falou sobre oração como uma ponte segura e confiável que nos liga da terra ao céu. Depois que você colocar os pés nessa ponte, pode ter certeza do destino. Haverá, sem dúvidas, uma resposta. É algo tão glorioso que o céu escute a terra que muitas vezes nos bate até certas dúvidas, que prevalecem até o momento quando vemos ali, diante de nós, aquilo que pedimos, do jeito que pedimos. Precisamos, pois, confiar nessa ponte. Precisamos nos lançar mais vezes sobre ela, certos de que lá do outro lado existe um pai nos esperando, pronto para nos receber com presentes.
Se você passa por um momento difícil, por favor, ore. Não deixe de procurar ajuda, mas principalmente ore. Deus não nos daria o princípio da oração em vão. Ele não nos instigaria a orar se não quisesse responder. Deus não estabeleceria essa ponte para quem ninguém trafegasse sobre ela. Ousemos sobre ela. Por essa ponte já passou Abraão, e lá do outro lado alcançou seu filho, que veio de um ventre estéril. Jacó, filho de Abraão, também andou sobre essa ponte, e viveu as bênçãos de Deus. Moisés também andou nessa ponte, e viveu poderosamente para a glória de Deus. Faltar-me-ia tempo para contar de tantos homens que andaram sobre a ponte, posto ser a sua quantidade incogitável.
Para andar sobre essa ponte é preciso humildade e paciência. Não se anda sobre ela de cabeça vaidosamente levantada ou apressadamente. Por ela se caminha devagar e de joelhos. A arrogância e a pressa são fatores que dificultam nossas orações. Um tipo de oração arrogante é aquele que quer mandar em Deus. Já ouvi pessoas orarem e decretar milagres, como se elas tivessem Deus ao serviço delas. Deus não aceitas essas coisas. É necessário humildade para saber pedir e paciência para poder esperar. Orar, não é decretar. Orar é se submeter, e não submeter a Deus. Comece hoje mesmo a orar e a esperar em Deus diante dos seus problemas. Seja paciente, porque às vezes a ponte parece comprida demais. Mas tenha certeza, o outro lado existe, e Deus te levará até lá.