A soberana compaixão de Deus

 

“E Deus respondeu: “Diante de você farei passar toda a minha bondade e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericór¬dia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”. (Êxodo 33:19).

 

Os textos bíblicos ficam melhores aplicados quando é considerado o seu contexto. Neste versículo em questão, vemos Deus falando com Moisés, que foi um dos maiores líderes de Deus no Antigo Testamento. Ele recebeu um chamado de Deus, e para cumpri-lo precisaria de muita fé, muita certeza, pois não poderia arriscar-se a si mesmo e ao tão numeroso povo de Israel prosseguindo rumo ao desconhecido com um coração inseguro. Deus o havia pedido que saísse do Egito e seguissem rumo à terra prometida, a qual o Senhor daria de presente ao povo.

 

A jornada era muito longa, e durante o trajeto eles passariam por muitas dificuldades.

O povo teve que enfrentar mais de quarenta anos peregrinando pelos desertos até chegar no lugar que Deus preparou. Porém, é sabido pelos relatos narrados nos últimos livros do pentateuco, que durante todo esse tempo Deus supriu as suas necessidades.

Moisés não partiu indeciso, porque antes o Senhor o havia garantido, havia lhe feito promessas. Deus mostrar-lhe-ia toda a sua bondade. Quem conhece as narrações bíblicas sabe a forma prodigiosa como o Senhor cuidou do povo. 

 

A nossa vida também é uma jornada perigosa. Sim, porque estamos cercados de inimigos que desejam nos tirar da rota, desviar nossos rumos e roubar nosso prazer de viver na presença de Deus. Às vezes, esses inimigos se apresentam em forma de doença, tristezas, frustração, necessidades, pobreza ou até mesmo depressão, mas nestas horas devemos acreditar assim como vez Moisés, certos de que o Senhor nos revelará, mediante Cristo, toda a sua bondade, e nós veremos, mesmo diante dos maiores contratempos, a gloriosa providência de Deus.

 

 

cristaopensador
Enviado por cristaopensador em 09/11/2021
Reeditado em 09/11/2021
Código do texto: T7382304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.