Deus, Senhor e pastor
“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.” Salmo 23.1
Com este texto devemos iniciar a nossa semana. Bom, o salmo 23 é talvez um dos mais conhecidos e citados de todos os 150 salmos que existem na bíblia. Não é por acaso, pois há um transbordar de consolo e confiança em suas palavras.
O seu autor era um homem de muita confiança, e também tudo indica que era, evidentemente, uma pessoa muito devotada ao Senhor Jeová. Vejamos que ele se dirige a Deus e lhe chama de “Senhor.” Só quem pode invocar a divindade pele seu senhorio é quem vive em submissão a ele. Onde existe um senhor, deve existir também um servo. O salmista se coloca nessa posição diante de Deus.
Depois de chama-lo senhor, isto é, de declarar-se um servo obediente, ele agora pode desfrutar dos cuidados de um pastor. Deus não é apenas um Senhor, alguém muito importante que vive lá no céu, assentado em seu trono, mas também um cuidadoso pastor. Diariamente os seus olhos estão atentos às necessidades de seus filhos, ou suas ovelhas. Ele faz cessar a nossa sede, sacia-nos com as alegrias das suas bênçãos, e nos faz habitar em sua presença por longos dias.
Aquele que cuida de nós é “Senhor.” Ele é senhor do universo, senhor do céu, senhor da terra, senhor do mar e de tudo o que existe. Ele é senhor de todas as nossas circunstâncias. Ele é senhor sobre o nosso casamento, senhor sobre a nossa vida financeira, senhor sobre a nossa saúde, senhor sobre a nossa fé e sobre todos os nossos sonhos. Isso quer dizer que ele é quem governa e comanda tudo o que nos diz respeito. E se ele é senhor sobre todas essas coisas não precisamos viver ansiosos e arrancando os cabelos, porque ele é um senhor responsável. Se o trabalho é dele, não se preocupe, não vai ficar nada em meio de caminho. Tudo quanto foi planejado será efetivado por amor a você e para a glória do nome dele.