Um só Deus o uma só lei, a lei do amor.

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido. Mat 5:17-18. Estes versículos fazem parte do sermão do monte, onde Jesus ensina a ética do ser Cristão.

Os dois versículos vão de encontro com a doutrina equivocada que muitos cristãos pensam ser verdade; a de que Jesus aboliu a lei da Torah. Mas quando estudamos com afinco vemos que Jesus reafirmou o valor da lei Mosaica, pois a lei que Jesus e Paulo criticou foi a lei rabínica, ou seja, a lei das tradições. Mas explicar sobre isso levaria um tempo razoável e aqui não há tempo.

Aqui estudaremos de forma rasa. A palavra do original em grego koiné é; pleroo (πληροω), que tem o significado de: Fazer completo, completar cumprir por inteiro até a última partícula. Também a palavra “vim”, no hebraico termo é, halakhti (הלכתי), que é usado para definir um propósito, uma intenção, então, quando Jesus começa dizendo que “eu vim para observar a Torah”, ele revela que seu objetivo é justamente vivê-la e que veio para isso.

Aqui fica uma pequena amostra de que o conhecimento raso de algo nos leva ao erro, um exemplo está em quando ainda no sermão do monte diz: Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente. (Mat 5:38). Muitos pensam que é o que a Torah ensina, mas isto é um engano. Pois a Torah em seus (613), mandamentos ela não menciona o olho por olho e dente por dente. Esta regra pertence a lei de talião (Código de Hamurabi).

Muitos usam para confirmar a ideia usando (êxodo 21:23-24), e sim buscar entender onde este quer nos levar. Pois quando estudamos o contexto histórico veremos que a vingança era a arma mais comum. E isso levava a destruição de vidas, mas quando se coloca um limite vidas serão preservadas. E mais, um ser humano jamais poderá ferir o outro na medida exata que foi ferido, e se tentar fazê-lo errará e se tornará transgressor da Torah.

E antes de observar o que está em: (Lev 24:19-20; Deu 19:20), deveríamos observar a lei primeva: Sê tu uma bênção! (Gên 12:2b). E: Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lev 19:18). É certo que na bíblia numa eisegese doentia nós encontraremos textos para justificar as mais danosas das intenção. Mas se fizermos uma exegese séria ela nos servirá de um guia vivo para praticar o amor que o Pai nos ensinou.

Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 05/11/2021
Código do texto: T7379033
Classificação de conteúdo: seguro