Santos do vivo amor

Que Ele fortaleça o vosso coração para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos! (1Ts 3:13). Aqui neste versículo vemos Paulo encorajar os fiéis a se manterem firmes e em santidade. O interessante é que vemos muitos falarem sobre santidade, mas vemos pouco entendimento sobre o que é santidade.

A palavra usada aqui para santidade nos originais é hagiosune (αγιωσυνη), esta palavra está ligada a pureza moral, e para santos é hagios (αγιος), hagios esta liga a uma pureza que vai além daquela que se mostra exteriormente, pois ela nos remete a uma pureza interior a uma pureza do sentir e do pensar. Porque de nada adianta alguém se portar como um santo, ter atitudes de retidão se em seu coração habitar a maldade.

Ou seja, o santo aqui mencionado não é aquele que se fecha em um monastério, que se isola do mundo ou das pessoas. A santidade vai muito além disso, é uma santidade que aprendeu a viver no mundo respeitando as vidas que nele existe. É ter um coração livre de preconceitos, de ódio, amargura, revoltas ou desejo de vingança. É sempre ter o próximo como superior a nós, é de deixar de lado o si mesmo, ou seja, pôr em prática o amor que Cristo nos ensinou.

Pois uma verdade é certa não basta somente ir à igreja, ler a bíblia de gênese a apocalipse ou gritar que tem fé, se faz preciso pôr em pratica os ensinamentos de Cristo. Pois na volta do Cristo, todas as almas serão avaliadas por aquilo que tem em seu interior. Caso vivamos só de aparências ouviremos a dura frase: Então lhes declararei: Nunca os conheci. Afastai-vos da minha presença, vós que praticais o mal. (Mat 7:23; ler também versículos 21,22).

Mas aquele que pôr em prática a viva obra do amor ouvirá a viva e bela frase: Então, dirá o Rei a todos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, abençoados de meu Pai! Recebei como herança o Reino, o qual vos foi preparado desde a fundação do mundo: (Mat 25:34; ler também os versículos 35-46). Cabe a cada um de nós escolher o lugar e o que quer ouvir no dia do juízo. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 30/10/2021
Código do texto: T7374835
Classificação de conteúdo: seguro