Uma opção de vida

É possível que alguém seja da nobreza, mas queira viver como um plebeu. Por que viver com pouco se é possível viver no conforto? O que leva alguém a fazer uma opção pela pobreza?

Há pessoas que poderiam viver confortavelmente sem precisar se agastar com atividade secular, nem sofrer como os simples mortais vivem, mas fizeram uma opção por viver uma vida simples, e até de amargura, por razões diversas.

Uns foram levados a situações de dificuldades não por vontade própria, mas por forças das circunstâncias. Outros, por atitudes que lhe impediram de continuar em uma vida gregária.

São muitos os exemplos que poderíamos citar, mas eu vou citar um caso que me parece muito especial.

Como é de conhecimento geral no meio cristão, Jesus é Deus. E, como tal, vivia no céu, onde tinha inúmeros anjos ao seu dispor. Entretanto Ele se despiu da sua majestade e glória, e veio viver entre os humanos e como eles. Sofreu fome e sede, teve sono e cansaço, bem como sofreu, de quem ele fez a Sua imagem e semelhança, injúria, agressão, escárnio, desprezo, ferimentos, etc. Andou a pé, apesar de poder se auto transportar, viveu sem uma casa própria para morar, apesar de ser o criador de tudo e também provedor de tudo para os humanos.

E por que Ele agiu assim? Acaso foram as circunstâncias que o forçaram a isso? Não, Ele fez para ser exemplo para os seus seguidores. Afinal, como Ele disse em Mateus 26:53 "Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?"

Mas inúmeros que se têm como seguidores e servos dele não entendem o Seu propósito, e, assim, querem levar uma vida fastigiosa e nababesca. Querendo ser servidos antes que servir. E, assim, contrariam a proposta do Mestre, que disse: "Aquele que quiser ser o maior, que seja o que serve".

Humanamente falando, é inadmissível que um filho que seja rico não dê uma casa para a sua mãe morar. Mas Jesus, o criador do céu e da Terra, não deu. E, ao morrer, confiou a sua guarda ao seu discípulo João. Jo. 19:26 e 27.

Pense nisso senhores pastores que tem juntado bens à custa das pobres ovelhas, e que estão fazendo um império aqui, como se nunca pudesse acabar; que põem os seus filhos em segurança, e não cuida nem das ovelhas que lhes dão carne, leite e lã, nem dos filhos destas.

Brusque-Sc, 28/10/2021

Oli Prestes

Missionário