PADRE PAULO KOLLEN
Quem faz e escreve o poder é
quem tem tinta, papel e memória.
Francisco de Paula Melo Aguiar
Padre Paulo Koellen, sucessor de Monsenhor Rafael de Barros, na Paróquia Matriz de Santa Rita de Cássia. Esse sacerdote deu início a adoção de estudos bíblicos entre os paroquianos, fundou centros sociais, a exemplos do Centro Social João XXIII e Nova Esperança, começou a oferecer cursos profissionalizantes (tricô, corte costura, bordado, pintura, marcenaria, pedreiro, eletricista, alfabetização de jovens e adultos, etc), com a ajuda da caritas internacional da Igreja Católica distribuiu mensalmente comida e enxovais para crianças de famílias necessitadas, fundou uma olaria comunitária onde parte da população pobre interessada fabricava tijolos para construir a casa própria, fundou com o ex-padre Maurício o grupo de escoteiros, lobinhos e bandeirantes, o jornal da paróquia "Os sinos de Santa Rita", etc. As obras sociais desenvolvidas tinham ajuda da Prefeitura Municipal de Santa Rita (com parte do pessoal de apoio cedido via parceria pelo governo municipal) e da Caritas. A Câmara Municipal de Santa Rita aprovou Projeto de Resolução de autoria do Vereador Francisco Aguiar que concedeu o diploma honorário de cidadão santa-ritense, como prova de reconhecimento pelos grandes serviços de evangelização e de combate às desigualdades sociais na cidade de Santa Rita como pároco sem nada pedir em troca (vide foto de entrega do título de cidadão santa-ritense).
Por outro lado, segue
Carta escrita de próprio punho do Reverendíssimo Padre Paulo Kollen, no dia 15 de outubro de 1985, confirmando a celebração eucarística - Missa de Ação de Graças dos formandos do COFRAG - COLÉGIO FRANCISCO AGUIAR, tendo como local a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia no dia 14 de dezembro de 1985, pelas 19:00 horas. A referida correspondência foi postada nos Correios em Santa Rita/PB em 16 de outubro de 1985, dirigida ao Diretor do referido colégio.
Finalmente, consta ainda o registro público de Padre Paulo Koellen ao lado prefeito Heraldo da Costa Gadelha e do deputado estadual Ceslau da Costa Gadelha Filho, quando a realização do desfile cívico escolar santa-ritense em 7 de setembro de 1968.
Saudades!